sexta-feira, 30 de outubro de 2015

SARAU DE POESIAS


Depois de participarem do projeto "Ciranda da Leitura" na Biblioteca Pública Municipal "Cruz e Souza" , os alunos do 2º  ano do C.E.B Alberto B. Barchfeld solicitaram a professora Sirlange que voltassem a biblioteca para que todos da turma pudessem ler. Então surgiu a ideia de realizar um "Sarau de Poesias" no dia 14 de outubro. No Sarau os alunos do Apoio Pedagógico e os alunos do 2º ano do C.E.B Alberto B. Barchfeld apresentaram e declamaram poesias de vários autores e no dia 29 de outubro, os mesmos alunos apresentaram suas próprias poesias, através do "Varal de Poesias"  exposto na Biblioteca  Pública Municipal.

Professora Raquel Ferreira Feldmann
Apoio Pedagógico





PROJETO PEDAGÓGICO "LIXO QUAL O SEU DESTINO"?

Centro de Educação Básica Erica Hasse.
Prof. Edilson Machado.
Turma: 6º ano
Disciplina: Geografia

TEMA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
OBJETIVO GERAL
Promover a conscientização e sensibilização dos alunos e da comunidade do município de Trombudo Central, em relação à coleta de lixo domiciliar desde sua seleção até o destino final, bem como suas consequências na vida das pessoas.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Elaborar atividades de ação coletiva para o tratamento correto de o lixo domiciliar, produzido pela população local.
- Promover campanhas de conscientização das pessoas sobre as consequências desastrosas de se jogar o lixo nos rios e ruas do município.
- Despertar hábitos e costumes na população, bem como manusear corretamente o lixo domiciliar.
-  Sensibilizar a comunidade sobre as doenças causadas pelo acúmulo do lixo.
- Viabilizar formas de reaproveitamento do lixo na produção de objetos que servirão como fonte rentável para as famílias carentes.
- Estimular a valorização do meio ambiente, assim como a saúde da população.
 JUSTIFICATIVA:
A problemática do lixo apresenta grandes transtornos para as diferentes sociedades. O crescimento urbano é um dos grandes responsáveis para a incidência e acúmulo do lixo domiciliar.
Desta forma reunida em uma ação coletiva, entre educando e educadores objetivam conscientizar sensibilizar a população sobre o correto tratamento do lixo e a não poluição dos rios igarapés, contribuindo assim para um ambiente mais propício e saudável, onde se possa viver o agora pensando no futuro.
 METODOLOGIA:
Sensibilização da comunidade quanto à problemática do lixo; suas causas e consequências.


PROCEDIMENTOS:

- Distribuição de informativos sobre os diferentes tipos de lixo e seus prejuízos para o meio ambiente.
- Levantamento das informações sobre os dados causados pelo mau manuseio do lixo no município;
- Informar a população dos principais problemas causados pelo lixo na comunidade local;
- Entrevista com os moradores de sua localidade sobre como eles manuseiam seu lixo;
- Exibição de vídeo sobre os impactos causados pelo lixo na comunidade, sendo nas ruas, rios e igarapés; Ações voltadas para a conscientização e a sensibilização do projeto.
- Distribuição de sacos plásticos para o depósito do lixo, antes do seu destino final.
 RESULTADOS ESPERADOS:
Conscientização e mobilização dos alunos e comunidade em geral a fim de modificarem seus hábitos em relação ao lixo e sua problemática. Esta perspectiva de trabalho consiste no esforço coletivo, onde os maiores beneficiados por esse sistema e a população e o meio ambiente, ou seja, uma orientação conjunta de fatores que se integram na relação homem, conhecimento e valorização desta relação, estimulando a participação ativa da população na percepção, compreensão e resolução dos problemas causados pelo lixo. Em vista disso almejando um futuro mais saudável, onde o lixo acumulado deixe de ser um grave problema para a sociedade.






PROJETO: VÁRIAS FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA


Centro de Educação Básica Erica Hasse.
Disciplina: Geografia
Prof. Edilson Machado
Turma: 7º ano

Tema: Fontes de Energia Elétrica. 

OBJETIVO GERAL

Refletir sobre o consumo consciente da energia originada de diversas fontes, propondo mudanças de hábito de todos os envolvidos, de modo que essas mudanças levem à redução do consumo e a importância em mantê-lo reduzido, assim como, à capacitação de multiplicadores para a economia de energia não só na escola, mas também em suas casas, lembrando que não basta só apagar a luz, mas desenvolver ações mais amplas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Despertar a consciência em todos os envolvidos da necessidade de economizarmos energia no planeta;

·  Levar à reflexão de que a energia move o mundo sob vários pontos de vista e que o princípio de conservação da energia, a redução do consumo e dos impactos ambientais são de fundamental importância tanto para a sociedade quanto para a comunidade escolar;

· Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta lâmpadas, faz chuveiro esquentar, etc.

· Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais;

· Trabalhar o tema não somente relacionando-o a ações do cotidiano, mas falar de energia em termos nacionais e globais;

· Combater o desperdício de energia elétrica na escola, e posteriormente nas residências dos envolvidos;

· Apontar sugestões para uma melhor distribuição de energia local e globalmente;

· Levantar os maiores gastadores de energia local e globalmente;

· Pesquisar fontes alternativas de energia limpa;

· Desenvolver campanhas para a economia de energia;

JUSTIFICATIVA

Dados da Rede de Conhecimento ONU-Energia apontam que, atualmente, mais de 1,4 bilhão de pessoas, em todo o mundo, não têm acesso à eletricidade e cerca de um bilhão tem acesso intermitente, ou seja, não contínuo, o que acarreta problemas de saúde, déficit educacional, destruição ambiental e, até mesmo, atraso econômico, por isso, possuem péssimas condições de vida.

Para chamar a atenção da população mundial para este problema e, assim, fomentar ações que possam ajudar a mudar essa realidade, a ONU – Organização das Nações Unidas – proclamou 2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.








quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Atividade sobre frações

Turma do 4ºano
Professora: Lúcia Passaura Pereira
C.E.B Alberto Balduíno Barchfeld

Caderno de receita,história do círculo e frações.

Objetivo: Abordar os principais conteúdos relacionados à frações nos fornecendo uma abordagem com diferentes instrumentos metodológicos.






Praticando a leitura e a escrita


Através das histórias, podemos levar as crianças viajarem no tempo e reproduzirem as mesmas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.
Entendemos que quando um educador utiliza a história na sala de aula, ele está praticando uma aprendizagem mais significativa na leitura e na escrita.

C. E. B. Erica Hasse.
Turma do 4º ano
Professora Lúcia P. Pereira.











Atividade sobre a paz

Turma do 4º ano
Professora Lúcia P.Pereira.
C.E.B Alberto Balduíno Barchfeld.

Objetivos:
Ampliar o entendimento de paz, estimulando nos alunos a compreensão de que a paz envolve fatores ambientais, culturais, sociais, educacionais e de qualidade de vida;






Brincando e aprendendo

A turma da fazendinha do C.E.I Menino Jesus se divertiu muito com joguinhos e brincadeiras que tem por objetivo trabalhar a coordenação motora e o raciocínio lógico.Os jogos e brincadeiras auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com os demais. Os jogos de raciocínio, especificamente, auxiliam no desenvolvimento da atenção, na concentração, na capacidade de resolução de problemas, de analisar e sintetizar, entre outras habilidades. 

Profª Katiani Brito 


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CAMINHADA PELA PAZ

  
Sabemos que é desde pequeno que as crianças devem aprender noções de valores e respeito, pois diante do mundo atual em que vivemos, de violência, desrespeito e desarmonia, precisamos de paz.
No dia 20 de outubro as crianças do CEI PINGUINHO DE GENTE das turmas jardim, berçário e pré, juntamente com professoras e a coordenadora realizaram uma caminhada nas redondezas do CEI em prol da PAZ, dessa forma podemos contribuir para a construção de uma cultura de paz, mostrando em pequenos atos do dia-a-dia que temos direitos e deveres e que somos responsáveis pelo mundo que nos cerca, pois com amor, respeito, carinho e com bons exemplos, conseguiremos ir muito longe.

Professoras: Josiane Venancio,
                    Nilza Gazaniga,
                    Rosimery Eger Cachoeira

Auxiliar: Kátia de Lima

Coordenadora Elisangela A. da Silva



HISTÓRIAS INFANTIS

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PINGUINHO DE GENTE
TURMA DA MÔNICA –PRÉ-ESCOLA
PROFESSORA: NILZA

Justificativa: as histórias possuem uma magia incrível, que é a capacidade de prender atenção das crianças. Através delas as crianças viajam em um mundo totalmente desconhecido onde tudo é possível. Portanto permitir que as crianças na educação infantil manuseiem os livros é tão importante quanto ler para elas, despertando assim o gosto pela leitura. As crianças da Pré-escola gostam muito de representar as histórias ouvidas através de desenhos, massinha, ou com fantoches. E ao manusear os livros demonstram muito interesse e concentração realizando a leitura de imagens .








Aprendendo com as plantas

A turma do CEI Charlotte Ilse Schindler realizou atividades com o intuito de aprender mais sobre as plantas e a sua importância, como também  o cuidado que devemos ter com as elas e o meio ambiente. Assim aprendemos várias coisas legais desde as raízes, folhas e frutos. Foi uma atividade divertida e prazerosa!

Professora Terezinha Passaura Lima





Exibindo DSC00154.JPG

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Turma da Abelhinha CEI Pinguinho de Gente

Na turma da abelhinha desenhar é uma das principais atividades das nossas crianças, mas usando TNT e tinta guache foi possível realizar a atividade em grupo o que tornou o desenho algo ainda mais prazeroso, foi uma tarde divertida para os pequenos que escolheram seus desenhos e representaram, depois escreveram seu nome do seu jeitinho, alguns utilizando o crachá e outros já não necessitam do auxilio dele.

Professora: Josiane Venancio
Auxiliar: Kátia de Lima 





A margarida friorenta

Era uma vez uma margarida em um jardim.
Quando ficou de noite a margarida começou a tremer... Só que o frio da Margarida não era frio de casaco não!
Nesta sequência trabalhei  novamente os sentimentos, o acolhimento. Plantamos mudinhas de Margarida, encenamos a história, trabalhamos sequência de cores e por fim brincamos de roda com a música: Onde está a Margarida.

Professora Laura E. V. Prim





quarta-feira, 21 de outubro de 2015

RÓTULOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Na Educação Infantil as crianças devem estar inseridas num ambiente de letramento. Então as famílias participaram da nossa atividade enviando para o CEI rótulos dos produtos que são utilizados em casa. A maioria dos rótulos trazidos já são bem conhecidos pelas crianças, assim nossa brincadeira foi muito mais prazerosa. Brincamos livremente.  Fizemos um trabalho oral exploratório para que as crianças percebessem as especificidades de cada embalagem como tamanho e tipo da letra, as cores usadas, a utilização de cada produto, etc. Separamos por letra inicial os rótulos. Fizemos também um jogo da memória usando os rótulos e esse jogo foi muito mais significativo porque podemos dizer que foi construído pelas famílias e pela crianças.
Com o tempo as crianças começam a ler por imagem e por associação. É neste momento que ficam muito felizes, pois fazem uma leitura mesmo sem saber ler convencionalmente.


Professora Simone Deves Venturi





Semana da Criança no CEI Gente Miúda com a Turma BIII

A  criança  tem  o  direito  de  ser  feliz, de  ser  valorizada, respeitada  e  amada. Ela  passa  a  maior  parte do  tempo  na  instituição; que  por  sua  vez  procura  desempenhar  sua  função social  proporcionando à ela um ambiente feliz, acolhedor e amável.  Durante a semana  da criança, procuramos  desenvolver algumas atividades extraclasse, variadas  e  interessantes, visando  dar  a  criança oportunidades  de lazer  e sociabilidade educativas.  Entre elas: uma caminhada pela quadra do bairro observando as diferentes manifestações, um dia de fantasia expondo habilidades e desejos,  um dia de lanchinho diferenciado e, apesar de adiado devido as constantes chuvas,  ainda  foi  possível  oportunizar  uma  manhã no  parque  da praça.  
Quanta  diversão  e  descontração! 

                                                                                                                                                                Professoras:  Dagali  e  Débora
                                                                                                                                                                Auxiliares:  Iraci  e  Naiara





                                                                                                                                                                

Turma da Peppa do CEI Pinguinho de Gente

Através das diversas linguagens e brincadeiras a criança compreende, assimila e reproduz o mundo em que vive. 

Professora Rosemery E. Cachoeira 







Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...