segunda-feira, 25 de julho de 2016

Visita especial!

A turma da Borboleta no mês de julho aprendeu um pouco sobre os avós, através de uma pesquisa relataram as brincadeiras e preferencias dos seus avós....
Eu gostaria que uma vovó viesse contar uma história para a turminha ai surgiu a ideia da merendeira Silvana em convidar sua professora ao qual ela tem grande estima, a Senhora Maren Müller Wilde, encontramos o telefone dela na lista telefônica, fiz a ligação e ela atendeu, fiz o convite e ela  aceitou  e ficou muito feliz e no dia 15 veio até o nosso CEI conhecer as crianças e contar uma belíssima história “O COELHO VALENTÃO”, as crianças tão pequenas e ao mesmo tempo tão sabidas adoraram a visita dela e dos seu dois netinhos Eduardo Scoz de Deus e Augusto Ramos Wilde inclusive foi ele quem emprestou o livro para sua vovó contar a historia, no final cada criança ganhou de presente 2 livros, ao qual levaram para casa.
 A turminha também presenteou com uma lembrancinha para a professora Maren, o que mas foi significativo nesta tarde  foi o carinho demostrando por ela, a turma da borboleta ficou emocionada e imensamente feliz com a sua presença!!!!obrigado por ter aceitado o nosso convite. E feliz dia da Vovó!!

Profª Rosa





OBRIGADO!!!



Talvez não existam palavras suficientes e significativas que me permitam agradecer o quanto é importante a presença dos pais na vida escolar de seu filho(a). Sua presença e seu apoio foram de um valor inestimável na entrega do portfólio, com certeza o filho(a) de vocês sentem orgulho de ter pais assim tão comprometidos e dedicados.

Muito obrigado! Com todo o carinho e de coração eu lhe agradeço cada pai e cada mãe pelo tempo dedicado no dia 20 de julho, que vieram até o CEI para conversar com a professora e ver o quanto aprendemos no primeiro semestre..... Aos papais que conseguiram se organizar Boas Férias e até agosto, e aos que precisam trabalhar uma semana abençoada!!!!

C.E.I CINDERELA

profªRosa,Zete e Mari





Com carinho

Cada ruga tua representa uma história vivida. E são tantas. Quantas experiências, quantas histórias para contar, quantos conselhos para dar, quanta paciência para nos suportar... Obrigado vovó e vovô por serem tão especiais.

No dia 21 aconteceu no CEI Cinderela o delicioso chá com os avós, foi uma tarde muito agradável na presença dos amados vovôs e das doces vovós,as crianças apresentaram a música “VOVÓ É UMA GATA”...
OBRIGADO AOS FAMILIARES POR TEREM AJUDADOS PARA A TARDE SER ASSIM TÃO ESPECIAL!!!!
VOVÓ É UMA GATA
PARECE IRMÃ DA MAMÃE
SEMPRE ARRUMADINHA
VOVÓ É UMA GRACINHA

FAZ TUDO QUE EU GOSTO
ME LEVA  PASSEAR.
PAPAI JA RECLAMOU
QUE ELA PODE ME ESTRAGAR.

ELE ESTÁ MUITO ENGANADO
ELA AMA OS NETINHOS
É NOSSA SEGUNDA MÃE
QUE NOS COBRE DE BEIJINHOS.

ESTÁ SEMPRE PRONTA
PRA NOS AGRADAR.
ME DA UMA PISCADINHA
QUE EU ENTENDO SEU OLHAR

EU AMO A VOVÓ
ADORO O VOVÔ
HOJE É SEU DIA
VAMOS COMEMORAR

EU AMO A VOVÓ
ADORO O VOVÔ
E HOJE UMA ROSA
VOU LHE DAR.

TURMA DA BORBOLETA
MATERNAL-PROFªROSA





quinta-feira, 21 de julho de 2016

Brincadeira divertida...


A turma do Snoopy participou de um circuito psicomotor externo, onde precisavam salvar uma boquinha das terríveis cáries superando alguns desafios e para isso utilizaram a famosa escovita, o cremito e o super fio dental.  O desafio foi cumprido e todos ficaram felizes por terem conquistado um sorriso saudável e feliz. A brincadeira foi tão divertida que para muitos pareceu um jogo no vídeo game.


Professora Simone Deves Venturi





Centro de Educação Infantil “Arthur Kroenke”


A Turma dos Heróis e heroínas recebeu uma amiguinha que junto com o Caderno viajante, onde é feito o registro da visita e um livro sobre os amigos Bombeiros tem visitado as casas.
A heroína tem vivido aventuras em cada família e as crianças aguardam ansiosamente o dia de levar a Nova Amiga para casa.  

Estas atividades criam vínculos entre família e Centro de Educação Infantil,  sendo que as crianças contam o que vivenciam no CEI e no álbum relatam sobre o que a família fez em conjunto ao receber a visita.
Professora: Laura Enedina Venâncio Prim





quarta-feira, 20 de julho de 2016

CEI MENINO JESUS


No dia 19  aconteceu a entrega dos portfólios da turma dos Piratas. 
Foi um momento de emoção,  no ato da entrega os pais tinham que trazer a metade do coração para completar o mural que seus filhos fizeram com muito carinho, o coração foi o símbolo da união e amor entre pais e filhos. 
Foi uma tarde agradável onde pude conhecer um pouquinho a família de cada criança,  bem como eles puderam me conhecer.
A participação da vida escolar dos filhos é de fundamental importância para o seu desenvolvimento. 
Se fosse para escolher uma palavra do dia,  hoje certamente escolheria "gratidão". Obrigado a todos que puderam comparecer no CEI. 

Prof. Crisneide P C dos Santos





VISITA DA ESCOLA MISSÃO DE AMOR NO CEI JOHANNE SCHÜTTE


As Crianças do Centro Educação Infantil Johanne Schütte, tiveram a oportunidade de interagir com a visita dos alunos da Escola Missão de Amor (APAE) realizada por meio do Projeto da Diversidade.
         Na sexta-feira, dia 8 de julho, os alunos e professoras da Escola Missão de Amor chegaram bem animados. A música típica tomava conta do ambiente: é tempo de festa junina no Johanne Schütte.
         Uma apresentação da quadrilha marcou o início do evento. Depois, as crianças se juntaram às da APAE e todos dançaram alegremente.
O objetivo da visita foi promover a interação e proporcionar momentos de convivência entre as nossas crianças e os alunos dessa instituição.
Foi uma experiência surpreendente para mim como educadora, dada a intimidade que vi entre as nossas crianças e os alunos da APAE, os quais pareciam conhecidos de longa data, causou-me alegria ver como ambos relacionaram-se considerando as limitações das duas partes, uns por terem alguma dificuldade na fala, no entendimento, na locomoção entre outras, ou ainda, no caso de nossas crianças pela pouca idade a pelas duvidas que poderiam aparecer relacionadas ao comportamento típico de pessoas especiais.
Isso nos mostra que muitas vezes o pré-conceito se adquire com o tempo e com a influência das pessoas maiores, a inocência de ambos nos mostrava a cada passo da visita que o amor está em não ver as diferenças e sim o que nos torna iguais, ali o que realmente importava era estar ali e desfrutar daquele momento, onde uns queriam conhecer e outros orgulhosos em se fazer conhecidos.
Segundo Paulo Freire "A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais".
TURMA DO PINGUIM

PROFESSORA LUIZA CAROLINA SAMAGAIA





Reutilizado materiais


      Após  terem estudado o tema transversal meio ambiente, sistematizamos os conceitos de poluição, lixo, 4 R`s entre outros. A turma do 3°ano observou algumas imagens de painéis  feito com tampinhas de garrafa pet, para depois em grupo  reutilizar as tampinhas e criar  o seu próprio  painel.
O resultado final ficou maravilhoso.
Este trabalho teve como objetivos:
     Conscientizar a importância de reutilizar os matérias que encontramos em nosso dia a dia.
     Conscientizar da importância de cuidar do planeta que vivemos.
     Despertar nas crianças a ideia de preservar o meio que vivemos.


                   CEB Aberto Balduíno Barchfeld
          Professora: Regiane Maria Senes Franz

Professora auxiliar: Gabriela Franz Correa





segunda-feira, 18 de julho de 2016

Tema: ciclo na natureza

Turma  -    7º ano
Prof. Edilson Machado

Objetivo: o estudo da Geografia deve abordar principalmente questões relativas à presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos, dos grupos sociais e, de forma geral, da sociedade na construção do espaço geográfico. Para tanto, a paisagem local e o espaço vivido são as referências para o professor organizar seu trabalho.   

Objetivo Geral: Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social; Conhecer e comparar a presença da natureza, expressa na paisagem local, com as manifestações da natureza presentes em outras paisagens; Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer; Conhecer e começar a utilizar fontes de informação escritas e imagens éticas utilizando, para tanto, alguns procedimentos básicos.









quinta-feira, 14 de julho de 2016

CMS Coelho vence campeonato de Futebol Suíço de Trombudo Central


A equipe Bicos F.C. ficou campeã da chave prata
No sábado, dia 9, ocorreram os jogos finais do Campeonato Municipal de Futebol Suíço de Trombudo Central, no campo da empresa Hedler. Na primeira partida, a equipe Bicos F.C. ficou campeã da chave prata, contra Carrocerias Lippel, pelo placar de quatro a três.
Na segunda partida, houve a disputa dos 3º e 4º lugares da chave ouro e a equipe do Laranja Mecânica conquistou o terceiro lugar, contra o Botafogo por quatro a três. Já na final da chave ouro, a equipe da CMS Coelho derrotou Sport TC, por três a um venceu a temporada 2016.
O goleiro menos vazado foi o atleta Maicon, do CMS Coelho, enquanto o artilheiro, com dez gols, foi Vitor Henrique da equipe Sport TC.

Fotos: DIVULGAÇÃO/PTC
Contato: Secretaria de Educação (47) 3544-1268
Jornalista Maria Alice
(47) 8802-5604





Projeto Direito e Deveres- C.E.B. Alberto Balduíno Barchfeld.




Palestrantes: Rafaela e Schalane.
Duração: 45 minutos
Faixa etária: 9 a 11 anos de idade
Séries: 4º e 5º ano.
Participantes: Aproximadamente 40 crianças.
Distribuição de Materiais: Aproximadamente 40 ECA; 70 folders sobre violência sexual e bulling.
Data: 07/07/2016

A palestra Direitos e Deveres foi conduzida pelas conselheiras Rafaela Almeida e Schalane da Costa, onde explanaram sobre a história dos Direitos da Criança e do Adolescente desde a Constituição Federal de 1988 até o Estatuto da Criança e do Adolescente, explicando de forma dinâmica e exemplificando todas as situações necessárias durante a conversa. Foi também aclarado o que é o Conselho Tutelar, e suas atribuições. Após foi elaborado perguntas e respostas mais comuns nesta faixa etária, como trabalho infantil, convivência familiar e comunitária, e denuncias ao Conselho Tutelar. No final as crianças fizeram perguntas ao conselho tutelar anônimas em uma caixa, sendo destinada as respostas em um segundo momento por este conselho. Todas as ações conforme encontro anterior conforme roteiro de palestra programado pelo Conselho Tutelar.
Todas as crianças participaram ativamente do encontro realizando diversas perguntas sobre as atribuições do Conselho Tutelar. A Gestora Ezenilda, Professora Carla e Mariane também nos agraciaram com suas presenças nas palestras.

Projeto Direitos e Deveres - C.E.B. Arthur Bruno Jandt.


Palestrantes: Rafaela, e Taise.
Duração: 45 minutos
Faixa etária: 9 a 11 anos de idade
Séries: 4º e 5º ano.
Participantes: Aproximadamente 40 crianças.
Distribuição de Materiais: Aproximadamente 40 ECA;  70 folders sobre violência sexual e bulling.
Data: 16/06/2016


A palestra Direitos e Deveres foi conduzida pelas conselheiras Taise Joelma da Rosa e Rafaela Almeida, onde explanaram sobre a história dos Direitos da Criança e do Adolescente desde a Constituição Federal de 1988 até o Estatuto da Criança e do Adolescente, explicando de forma dinâmica e exemplificando todas as situações necessárias durante a conversa. Foi também aclarado o que é o Conselho Tutelar, e suas atribuições. Após foi elaborado perguntas e respostas mais comuns nesta faixa etária, como trabalho infantil, convivência familiar e comunitária, e denuncias ao Conselho Tutelar. No final as crianças fizeram perguntas ao conselho tutelar anônimas em uma caixa, sendo destinada as respostas em um segundo momento por este conselho. Todas as ações conforme encontro anterior conforme roteiro de palestra programado pelo Conselho Tutelar.
Todas as crianças participaram realizando muitas perguntas ao Conselho Tutelar sobre seus direitos e responsabilidades. As crianças ficaram muito agitadas com a presença do Conselho Tutelar, todos interagiram ativamente durante a palestra. No final do encontro  as conselheiras foram surpreendidas com uma denúncia procedente de 3 crianças da escola.  

Atenciosamente,
Rafaela Almeida.

Projeto Direitos e Deveres - C.E.B. Eginolf Bell.



Palestrantes: Rafaela, Schalane e Taise.
Duração: 40 minutos
Faixa etária: 9 a 11 anos de idade
Séries: 4º e 5º ano.
Participantes: Aproximadamente 40 crianças.
Distribuição de Materiais: Aproximadamente 40 ECA;  80 folders sobre violência sexual e bulling.
Data: 07/06/2016


A palestra Direitos e Deveres foi conduzida pela conselheira Rafaela Almeida, onde explanou sobre a história dos Direitos da Criança e do Adolescente desde a Constituição Federal de 1988 até o Estatuto da Criança e do Adolescente, explicando de forma dinâmica e exemplificando todas as situações necessárias durante a conversa. Foi também explicado o que é o Conselho Tutelar, e suas atribuições. Após foi elaborado perguntas e respostas mais comuns nesta faixa etária, como trabalho infantil, convivência familiar e comunitária, e denuncias ao Conselho Tutelar. No final as crianças fizeram perguntas ao conselho tutelar anônimas em uma caixa, sendo destinada as respostas em um segundo momento por este conselho.
Todas as crianças participaram ativamente realizando muitas perguntas ao Conselho Tutelar sobre seus direitos e responsabilidades. O encontro foi de grande valia para a escola e muito aprazível para o Conselho Tutelar, efetivando os objetivos do projeto e executando muito bem uma de suas atribuições que é a promoção e divulgação dos direitos da criança e do adolescente.

Atenciosamente, 


Conselho Tutelar.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Minutos de relaxamento com a brincadeira Morto Vivo.


 1º ano do Ensino Fundamental
Professora: Débora Klaumann.
Objetivos:
Exercícios de relaxamento desenvolvem a noção corporal, assim como proporcionam momentos importantes de descontração. Os exercícios de relaxamento foram desenvolvidos para que, de forma calma e serena, a criança possa ir relaxando, sentindo-se menos inquieta e estressada.





Primeiros Rabiscos

Os primeiros rabiscos que as crianças pintam são na realidade uma manifestação da sua inteligência do seu desenvolvimento, da imagem do seu eu interior.
Professora Zenaide A. Deitos





terça-feira, 12 de julho de 2016

Releituras de Obras do Renascimento


       O Renascimento foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à novos valores burgueses.
    Esta importante etapa histórica predominou no Ocidente entre os séculos XV e XVI, principalmente na Itália, centro irradiador desta revolução nas artes, na literatura, na política, na religião, nos aspectos sócio-culturais.Neste momento crítico de profundas transformações, surgiu o Renascimento, com uma eclosão criativa sem precedentes, inspirada nos antigos valores greco-romanos, retomados pelos artistas que vivenciaram a decadência de um paradigma e o nascimento de um universo totalmente diferente. Agora o centro de tudo se deslocava do Divino para o Humano, daí a vertente renascentista conhecida como Humanismo.
       Na vertente humanista da Renascença, o Homem é a peça principal, agora ocupando o lugar antes impensável do próprio Criador. 
         Após estudos realizados nas aulas de História, com a professora Bianca, sobre o Humanismo e o Renascimento, os alunos do 7 ano da C.E.B. Erica Hasse, inspirados nas obras de Sandro Botticelli, "O Nascimento de Vênus" e de Jan Van Eyck, "O Casal Arnolfini", fizeram uma releitura, baseados nos conceitos dos dias atuais, como beleza, família, valores. Os trabalhos foram expostos na escola para serem contemplados por colegas de outras salas, professores e funcionários. 





Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...