O movimento brasileiro, influenciado pelo barroco português, apresentou suas próprias características, pois diferente da realidade portuguesa de luxo e pompa da aristocracia, o Brasil vivia uma realidade de violência, em que se perseguiam os índios e escravizavam os negros.
No Brasil, o barroco ganhou impulso entre 1720 e 1750. O centro de riqueza da época era Minas Gerais, e foi lá que a produção artística, ligada à igreja, concentrou-se. O arquiteto, entalhador e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi o grande representante dessa tendência nas artes plásticas, o estilo rococó predominava em suas esculturas de materiais típicos nacionais, como a madeira e pedra-sabão.
No Brasil, o barroco ganhou impulso entre 1720 e 1750. O centro de riqueza da época era Minas Gerais, e foi lá que a produção artística, ligada à igreja, concentrou-se. O arquiteto, entalhador e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi o grande representante dessa tendência nas artes plásticas, o estilo rococó predominava em suas esculturas de materiais típicos nacionais, como a madeira e pedra-sabão.
Os alunos do 4 ano da C.E.B. Eginolf Bell, em suas aulas de Artes, com a professora Bianca, trabalharam os conceitos sobre a arte barroca, especialmente no Brasil. Também conheceram um pouco sobre o mestre Ataíde e Aleijadinho, em vídeo passado pela professora. Iniciando as atividades práticas, confeccionamos igrejas e suas fachadas fazendo dobradura e pintura. No caderno de desenho ilustramos anjos, e para finalizar, realizamos em duas aulas, esculturas em sabão.
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