terça-feira, 31 de outubro de 2017



Matéria: Inglês /1º ao 5º ano – Ensino Fundamental I
Teacher: Ariane Lenzi Conink

Conteúdo/Tema: 
Special Day - "Halloween"

Vocabulary:
TRICK OR TREAT - GHOST - MONSTER - SKELETON - VAMPIRE - WITCH - MUMMY - BAT - SPIDER.

Justificativa:
O Halloween é uma data simbólica interessante, pois permite trabalhar temas difíceis de forma lúdica e oferece um universo rico de lendas e mitos que captam o interesse e curiosidade da criança.

Objetivos:
Desenvolver senso crítico, capacidade de interpretação e abstração;
Estimular a criatividade;
Apresentar uma cultura diferente;
Desenvolver e estimular o respeito por todas as culturas, tradições e religiões;
Aumentar o vocabulário;
Identificar os símbolos do dia das bruxas;
Oferecer novas óticas para interpretar a realidade;
Trabalhar a linguagem oral e escrita.

Desenvolvimento:
Warm up e apresentação. Sondagem: para ter como ponto de partida o conhecimento prévio que os alunos trazem. O que eles já sabem e conhecem acerca do Halloween? O que eles mais gostam e se interessam na data? O que gostariam de conhecer?
Partindo da sondagem, apresentar o universo do Halloween: as principais personagens (as bruxas, o Jack-o’-Lantern ou “Pumpkin Jack”, o lobisomem, o vampiro, o fantasma), as tradições (se fantasiar, doces ou travessuras) e o simbolismo (homenagem aos finados).
Fazer um paralelo com nosso Dia de Finados e seu significado.
Abordar com cuidado a questão da morte, tentar suavizar ao máximo a questão (mas não perder a oportunidade de falar dela).
Cantar músicas, assistir filmes e brincadeiras dirigidas sobre o tema.
Desenhar.
Recortar e colar.
Fazer um mural para expor os trabalhos das turmas.
Observação de imagens, leitura da história “Vida de Bruxa”.
Como já é uma atividade que consta no calendário da Escola os alunos terão a possibilidade de vir fantasiados para as tradições e costumes do Halloween como culminância do projeto.

Avaliação: 
Observar a participação, capricho, e envolvimento na realização nas atividades.
Compreensão da pronúncia do novo vocabulário.
Interpretação (memorização das palavras e realização das atividades).
Criatividade na realização das atividades.
Criatividade na elaboração da Fantasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...