Matéria: Inglês /1º ao 5º ano – Ensino Fundamental I
Teacher:
Ariane Lenzi Conink
Conteúdo/Tema:
Special
Day - "Halloween"
Vocabulary:
TRICK OR
TREAT - GHOST - MONSTER - SKELETON - VAMPIRE - WITCH - MUMMY - BAT - SPIDER.
Justificativa:
Justificativa:
O Halloween é uma data simbólica interessante, pois
permite trabalhar temas difíceis de forma lúdica e oferece um universo rico de
lendas e mitos que captam o interesse e curiosidade da criança.
Objetivos:
Desenvolver senso crítico, capacidade de interpretação e
abstração;
Estimular a criatividade;
Apresentar uma cultura diferente;
Desenvolver e estimular o respeito por todas as culturas,
tradições e religiões;
Aumentar o vocabulário;
Identificar os símbolos do dia das bruxas;
Oferecer novas óticas para interpretar a realidade;
Trabalhar a linguagem oral e escrita.
Desenvolvimento:
Warm up e apresentação. Sondagem: para ter como
ponto de partida o conhecimento prévio que os alunos trazem. O que eles já
sabem e conhecem acerca do Halloween? O que eles mais gostam e se interessam na
data? O que gostariam de conhecer?
Partindo da sondagem, apresentar o universo do Halloween:
as principais personagens (as bruxas, o Jack-o’-Lantern ou “Pumpkin Jack”, o
lobisomem, o vampiro, o fantasma), as tradições (se fantasiar, doces ou travessuras)
e o simbolismo (homenagem aos finados).
Fazer um paralelo com nosso Dia de Finados e seu
significado.
Abordar com cuidado a questão da morte, tentar
suavizar ao máximo a questão (mas não perder a oportunidade de falar dela).
Cantar músicas, assistir filmes e brincadeiras dirigidas
sobre o tema.
Desenhar.
Recortar e colar.
Fazer um mural para expor os trabalhos das turmas.
Observação de imagens, leitura da história “Vida de
Bruxa”.
Como já é uma atividade que consta no calendário da
Escola os alunos terão a possibilidade de vir fantasiados para as tradições e
costumes do Halloween como culminância do projeto.
Avaliação:
Compreensão da pronúncia do novo vocabulário.
Interpretação (memorização das palavras e realização das
atividades).
Criatividade na realização das atividades.
Criatividade na elaboração da Fantasia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário