O jogo pega-varetas, é
um jogo simples e antigo mais que rende boas horas de diversão e interação
entre as crianças, seja com os amiguinhos ou até mesmo com a família.
Além da diversão o
pega-varetas traz benefícios para o desenvolvimento da criança, pois se trata de um
jogo que exige atenção e precisa ser jogado devagar para que a criança possa
localizar qual a vareta pode ser retirada. Todo este exercício ajuda a
trabalhar e a melhorar a concentração da criança.
Outro exercício que a
criança pratica e que ajuda a aumentar o controle motor fino é a retirada de
uma vareta, pode parecer simples, mas para uma criança retirar uma vareta sem
mexer outra exige que a mão esteja muito firme.
Para entender melhor as habilidades motoras finas
geralmente se referem a pequenos movimentos da mão, essa habilidade é
importante para fortalecer os dedos e permitir que as crianças pratiquem
pequenos movimentos necessários para escrever.
Entre os quatro e cinco
anos a criança já é capaz de compreender e brincar com um pega-varetas,
precisamos lembrar que nesta fase a criança aprende brincando sem exigir muito
dela, pois cada uma tem seu desenvolvimento diferente. Enquanto uma criança
pode conseguir pegar uma vareta aos quatro anos outra pode conseguir somente
aos cinco e isto é absolutamente normal. Cabe aos professores e pais incentivar
a brincadeira e a não desistir de tentar.
A utilização deste jogo em nossa sala de referência foi
fantástica, a caça ao tesouro proporcionou o levantamento de várias hipóteses e
a alegria ao encontrar o tesouro não tem preço. Ao abrir o tesouro percebi que
a grande maioria das crianças já conhecia o jogo, então combinamos as regras,
estipulamos valores para cada cor e iniciamos o jogo coletivamente, onde todos
aguardavam ansiosos a sua vez e criavam suas próprias estratégias de jogo. Ao
final da partida transformamos as cores em risquinhos que as crianças iam
fazendo na tabela de pontuação, contamos e anotamos o número na lateral, para
perceber quem ganhou em primeiro lugar, segundo e terceiro lugar, perceber se
ouve empate. Neste momento algumas crianças se entristeceram por não ter feito
nenhuma pontuação, mas entenderam que às vezes ganhamos e às vezes perdemos e
que teremos outras oportunidades para jogar. Após encerrar o jogo propus que
brincassem livremente utilizando as varetas da forma que quisessem, surgiram
alguns desenhos no tapete, outros utilizaram para brincar de ler apontando os
cartazes, brincaram com as varetas e os ovos da páscoa, varinha mágica, bateria
musical e até em cavalinho as varetas se transformaram, neste momento podemos
perceber como a imaginação das crianças ganha asas quando permitimos a livre
criação, pois as varetas ganharam algumas utilidades que eu nem poderia
imaginar. Surgiram torres de diferentes
maneiras, classificaram por cor na hora da contagem e na hora de guardar os
jogos dividimos as cores por três caixas que foi a quantidade de jogos
utilizados. O maravilhoso é perceber que brincando estão construindo
conhecimentos. No dia seguinte, no momento que as crianças brincam livremente
um grupo de crianças pediu o jogo de pega varetas, se organizaram na roda,
iniciaram o jogo e uma líder pegou agenda que usamos para brincar anotou os
valores das cores, pegou crachás com o nome dos amigos copiou organizando uma
tabela e brincaram livremente sem a interferência de nenhum adulto, considero
esta autonomia maravilhosa. Que possamos diariamente permitir que nossas
crianças sejam protagonistas de suas vivências diárias.
Professora
Simone Deves Venturi
Turma
do Coração
CEI
Arthur Kroenke
Nenhum comentário:
Postar um comentário