quinta-feira, 5 de abril de 2018

Normativa 001/2018 Planejamento e atuação da Coordenadora pedagógica


Normativa 001/2018

Planejamento e atuação da Coordenadora pedagógica
A organização do planejamento escolar é um dos pontos essenciais para que a escola obtenha bons resultados de ensino. O aprendizado das crianças e alunos é o grande objetivo de todo o processo educativo.
O planejamento é momento importante e imprescindível, cabe fazer um detalhado diagnóstico das crianças e alunos, conhecer a legislação educacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional Curricular e a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino e o PPP da Instituição para garantir que a base legal esteja presente diariamente no contexto escolar.
Ao efetuar o planejamento é necessário ter uma visão ampla sobre todas as suas dimensões. Esse momento não se restringe ao programa de conteúdos a serem ministrados ao longo do ano, vai muito além; ele faz  parte do plano geral de cada instituição  que por sua vez, inclui as metas a serem alcançadas, os objetivos educativos as expectativas, os direitos  de aprendizagem, estratégias de recuperação paralela as formas de avaliação para as diferentes áreas do conhecimento.
O momento da hora atividade é de fundamental importância para planejar, analisar os resultados alcançados, os registros elaborados referentes a cada criança e aluno, a organização dos materias e do trabalho a ser desenvolvido e a definição de prioridades, com vistas a proposta curricular da Secretaria de Educação em cada uma de suas áreas e níveis. As demais ações realizadas na Hora atividade, como confecções de jogos e preparação de todo o material para a semana, estão descritas detalhadamente na normativa n.01 de 2017. Deste modo no período que o professor(a) está na sala  este deve ficar exclusivamente com os alunos/ Crianças  executando seu planejamento.

Planejamento do Ensino Fundamental (sujeita  a inserção de novos elementos após o estudo da BNCC  e proposta curricular)
Como elementos mínimos para o planejamento do Ensino fundamental aos iniciais e finais, conforme sugestão de tabela em anexo I:
·        Identificação da turma e do período do planejamento
·        Planejamento   semanal, especificado data/dias da semana com as metodologias
·        Disciplina, conteúdo e objetivos.  Salientando sempre que possível a inserção de metodologias interdisciplinares.  Os objetivos precisam dizer respeito as atividades propostas na semana e podem ser replanejados sempre que necessários. As propostas devem ser de acordo com a faixa etária e com o ritmo da turma.
·        Metodologias. No Ciclo ressaltar com mais ênfase a alfabetização, letramento e a matemática. Descrever as atividades de forma que seja possível compreender a proposta. Não é concebível citar apenas   a página do livro, bem como não é necessário transcrever toda a atividade no planejamento. Inserir nas metodologias jogos e dinâmicas de aprendizagem, obras complementares ou texto com pretexto.
·        Proposta de Avaliação, com sugestões diferenciadas para os alunos que apresentarem laudo ou dificuldades evidentes. Intercalar, provas, trabalhos em grupo, atividades individuais   escritas e orais, pesquisas, produções etc. Registrar o percurso avaliativo de cada alunos em caderno próprio.
·        Detalhamento das atividades Permanentes com nome da história de deleite, música, jogos, brincadeiras e demais atividades propostas.
·        Estratégias de recuperação paralela, devem ser descritas. Sempre oferecendo outras possibilidades para o conteúdo a ser recuperado.
Planejamento na educação Infantil
Planejar o cotidiano a partir dos contextos coletivos de educação requer o cuidado e preocupação em pensar um formato de planejamento para Educação Infantil, diferente da referência que temos para o Ensino Fundamental. Torna-se fundamental que todo o processo de elaboração de um projeto de educação para creches e pré-escolas seja desenvolvido por concepções teórico-metodológicas que considerem o seguinte aspecto ao pensar a vida cotidiana: o planejamento e suas intencionalidades, compreendendo que o mesmo se nutre da observação, do registro e da reflexão sobre o repertório de ações praticadas, bem como da avaliação de contexto que, por sua vez, será norteadora do pensar e fazer, conduzindo a ação docente para um novo planejamento.
Destarte, concordamos que não adianta ter um planejamento bem planejado, se o professor não constrói uma relação de respeito e afetividade com as crianças; se ele toma as atividades previstas como momentos didáticos, formais, burocráticos: se ele apenas age e atua, mas não interage e partilha da aventura que é a construção do conhecimento do ser humano (OSTETTO, 2004, p. 190). (Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino)
                Salientamos que todas as ações da educação infantil devem estar pautadas nas interações e brincadeiras.
                Como elementos mínimos do planejamento da educação Infantil, conforme sugestão de tabela em anexo I I:
·        Identificação da turma e do período do planejamento
·        Tema da Sequencia didática
·        Direitos de Aprendizagem
·        Detalhamento do Campo de Experiência
·        Objetivos de Aprendizagem que tenham coerência com as experiências propostas para semana.
·        Experiências (O que vai inserir na recepção das crianças/áreas circunscritas, História diária com um breve relato sobre a mesma/ Experiências musicais, experiências/jogo que estimulem o movimento coordenado pelo professor (a) e experiências que abordam os conceitos previstos no projeto e ou sequencia didática temática observando todos os campos de experiências previsto no Currículo para a Educação Infantil).
·        Detalhamento da Rotina (Este pode ser descrito no campo observações)
·        Proposta de avaliação, que seja de acordo com a proposta da semana e que os registros aconteçam em caderno específico.
·        Detalhamento das ações que realiza na hora atividade
Para planejar, seja na educação Infantil ou no Ensino Fundamental  é preciso refletir sobre os resultados alcançados, reconhecer os desafios vencidos e aqueles ainda por vencer, para que novos passos sejam dados em direção  das ações que serão realizadas, lembrando de  manter análise  e reflexão contínua das  oportunidades a serem oferecidas a crianças e alunos garantindo os conteúdos/Conceitos  mínimos para seu nível de ensino.
Esta normativa traz os elementos mínimos, sendo que cada profissional tem autonomia e liberdade para ir muito além em seus planejamentos.
O planejamento pode ser organizado através de projetos e sequências didáticas, ou apenas em sequências didáticas com tema gerador que deve ser feito semanalmente, inserido no portal do professor do sistema EDUCACIM no dia da hora atividade e até semana posterior (terça a terça/quarta a quarta). Também deve ser encaminhando uma cópia do mesmo para o e-mail: pmtceducar@gmail.com
Atuação da coordenadora Pedagógica  na assessoria do Planejamento
Estão para facilitar o trabalho do professor, assessorando na elaboração e na execução do planejamento, dando a sua contribuição ao processo de construção de conhecimento de alunos, crianças e professores.
·         Baseados nesta normativa verificar se os elementos mínimos estão contidos no planejamento, compartilhar com os professores as reflexões acerca do planejamento para contribuir na   reflexão   e amadurecimento do processo.
·         Buscar referências bibliográficas, indicações de textos, literaturas, autores, diversas gêneros textuais, músicas, jogos e demais elementos para   sugerirem ao professores e estes darem materialidade ao planejamento.
·         Visitar as salas de aula e os espaços de educação infantil, bem como verificar as experiências que estão acontecendo para conferir se o planejamento está sendo concretizado e se as crianças e alunos estão construindo conhecimento, pautados na proposta Curricular e na BNCC.
·         Contribuir com os professores, oportunizando momentos de reflexão sobre suas práticas, sobre o planejamento e os registros avaliativos.
  • Após visitas nas salas socializar registro dos pontos observados no planejamento e transposição para prática, para servirem de leitura e análise dos professores e também para registro de avaliação funcional.
Trombudo Central, 04 de abril de 2018


Anexo I – Ensino Fundamental

Centro de Educação Básica ___________________
Turma: ________________________________
Professora: _____________________________
Data/período: ________________________________

Data
Disciplina, Conteúdo e objetivo
Metodologia
Avaliação
Segunda – feira
Dia-








Terça – feira
Dia








Quarta-feira
Dia








Quinta-feira







Sexta-feira









Atividades permanentes

Todos os dias: Visto nas agendas, calendário, ajudante do dia, chamada e relaxamento;
Descrever leitura de deleite
Música

Estratégias de recuperação paralela



ANEXO II Educação Infantil
PROJETO __________________ ou sequencia didática com tema: _____________________________
Direitos de aprendizagem:
SEGUNDA FEIRA  
TREÇA-FEIRA  
QUARTA- FEIRA  
QUINTA-FEIRA  
SEXTA-FEIRA   
OBS







 Pode ser utilizado Descrever a rotina
OBSERVAÇÕES: Realizar a rotina diariamente. Ajudante. Quem veio hoje? Com a brincadeira “Adivinha, adivinha...”. Calendário com autorretrato. Hoje o tempo está... Contagem de meninos e meninas. Escovação. Brincadeiras livres no parque.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

AVALIAÇÃO:






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