Normativa
001/2018
Planejamento
e atuação da Coordenadora pedagógica
A organização do planejamento escolar é
um dos pontos essenciais para que a escola obtenha
bons resultados de
ensino. O aprendizado das crianças e alunos é o grande objetivo de todo o
processo educativo.
O planejamento é momento importante e imprescindível, cabe
fazer um detalhado diagnóstico das crianças e alunos, conhecer a legislação
educacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional
Curricular e a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino e o PPP da
Instituição para garantir que a base legal esteja presente diariamente no
contexto escolar.
Ao efetuar o planejamento é necessário ter uma visão ampla
sobre todas as suas dimensões. Esse momento não se restringe ao programa de
conteúdos a serem ministrados ao longo do ano, vai muito além; ele faz parte do plano geral de cada instituição que por sua vez, inclui as metas a serem
alcançadas, os objetivos educativos as expectativas, os direitos de aprendizagem, estratégias de recuperação
paralela as formas de avaliação para as diferentes áreas do conhecimento.
O momento da hora atividade é de fundamental importância para
planejar, analisar os resultados alcançados, os registros elaborados referentes
a cada criança e aluno, a organização dos materias e do trabalho a ser
desenvolvido e a definição de prioridades, com vistas a proposta curricular da
Secretaria de Educação em cada uma de suas áreas e níveis. As demais ações
realizadas na Hora atividade, como confecções de jogos e preparação de todo o
material para a semana, estão descritas detalhadamente na normativa n.01 de
2017. Deste modo no período que o professor(a) está na sala este deve ficar exclusivamente com os alunos/
Crianças executando seu planejamento.
Planejamento do Ensino Fundamental
(sujeita a inserção de novos elementos
após o estudo da BNCC e proposta
curricular)
Como
elementos mínimos para o planejamento do Ensino fundamental aos iniciais e
finais, conforme sugestão de tabela em anexo I:
·
Identificação
da turma e do período do planejamento
·
Planejamento semanal, especificado data/dias da semana com
as metodologias
·
Disciplina,
conteúdo e objetivos. Salientando sempre
que possível a inserção de metodologias interdisciplinares. Os objetivos precisam dizer respeito as
atividades propostas na semana e podem ser replanejados sempre que necessários.
As propostas devem ser de acordo com a faixa etária e com o ritmo da turma.
·
Metodologias.
No Ciclo ressaltar com mais ênfase a alfabetização, letramento e a matemática.
Descrever as atividades de forma que seja possível compreender a proposta. Não
é concebível citar apenas a página do
livro, bem como não é necessário transcrever toda a atividade no planejamento. Inserir
nas metodologias jogos e dinâmicas de aprendizagem, obras complementares ou
texto com pretexto.
·
Proposta
de Avaliação, com sugestões diferenciadas para os alunos que apresentarem laudo
ou dificuldades evidentes. Intercalar, provas, trabalhos em grupo, atividades
individuais escritas e orais, pesquisas, produções etc.
Registrar o percurso avaliativo de cada alunos em caderno próprio.
·
Detalhamento
das atividades Permanentes com nome da história de deleite, música, jogos,
brincadeiras e demais atividades propostas.
·
Estratégias
de recuperação paralela, devem ser descritas. Sempre oferecendo outras
possibilidades para o conteúdo a ser recuperado.
Planejamento na educação Infantil
Planejar o cotidiano a
partir dos contextos coletivos de educação requer o cuidado e preocupação em
pensar um formato de planejamento para Educação Infantil, diferente da
referência que temos para o Ensino Fundamental. Torna-se fundamental que todo o
processo de elaboração de um projeto de educação para creches e pré-escolas
seja desenvolvido por concepções teórico-metodológicas que considerem o
seguinte aspecto ao pensar a vida cotidiana: o planejamento e suas
intencionalidades, compreendendo que o mesmo se nutre da observação, do registro
e da reflexão sobre o repertório de ações praticadas, bem como da avaliação de
contexto que, por sua vez, será norteadora do pensar e fazer, conduzindo a ação
docente para um novo planejamento.
Destarte, concordamos
que não adianta ter um planejamento bem planejado, se o professor não constrói
uma relação de respeito e afetividade com as crianças; se ele toma as
atividades previstas como momentos didáticos, formais, burocráticos: se ele
apenas age e atua, mas não interage e partilha da aventura que é a construção
do conhecimento do ser humano (OSTETTO, 2004, p. 190). (Proposta Curricular da Rede
Municipal de Ensino)
Salientamos que todas as ações da
educação infantil devem estar pautadas nas interações e brincadeiras.
Como elementos mínimos do
planejamento da educação Infantil, conforme sugestão de tabela em anexo I I:
·
Identificação
da turma e do período do planejamento
·
Tema
da Sequencia didática
·
Direitos
de Aprendizagem
·
Detalhamento
do Campo de Experiência
·
Objetivos
de Aprendizagem que tenham coerência com as experiências propostas para semana.
·
Experiências
(O que vai inserir na recepção das crianças/áreas circunscritas, História
diária com um breve relato sobre a mesma/ Experiências musicais, experiências/jogo
que estimulem o movimento coordenado pelo professor (a) e experiências que
abordam os conceitos previstos no projeto e ou sequencia didática temática
observando todos os campos de experiências previsto no Currículo para a Educação
Infantil).
·
Detalhamento
da Rotina (Este pode ser descrito no campo observações)
·
Proposta
de avaliação, que seja de acordo com a proposta da semana e que os registros
aconteçam em caderno específico.
·
Detalhamento
das ações que realiza na hora atividade
Para planejar, seja na educação Infantil ou no Ensino
Fundamental é preciso refletir sobre os
resultados alcançados, reconhecer os desafios vencidos e aqueles ainda por
vencer, para que novos passos sejam dados em direção das ações que serão realizadas, lembrando
de manter análise e reflexão contínua das oportunidades a serem oferecidas a crianças e
alunos garantindo os conteúdos/Conceitos mínimos para seu nível de ensino.
Esta normativa traz os elementos mínimos, sendo que cada
profissional tem autonomia e liberdade para ir muito além em seus planejamentos.
O planejamento pode ser organizado através de projetos e
sequências didáticas, ou apenas em sequências didáticas
com tema gerador que deve ser feito semanalmente, inserido no portal do
professor do sistema EDUCACIM no dia da hora atividade e até semana posterior
(terça a terça/quarta a quarta). Também deve ser encaminhando uma cópia do
mesmo para o e-mail: pmtceducar@gmail.com
Atuação da coordenadora
Pedagógica na assessoria do Planejamento
Estão para facilitar o
trabalho do professor, assessorando na elaboração e na execução do
planejamento, dando a sua contribuição ao processo de construção de
conhecimento de alunos, crianças e professores.
·
Baseados nesta normativa verificar se os elementos mínimos estão contidos
no planejamento, compartilhar com os professores as reflexões acerca do planejamento
para contribuir na reflexão e amadurecimento do processo.
·
Buscar referências bibliográficas, indicações de textos, literaturas,
autores, diversas gêneros textuais, músicas, jogos e demais elementos para sugerirem ao professores e estes darem
materialidade ao planejamento.
·
Visitar as salas de aula e os
espaços de educação infantil, bem como verificar as experiências que estão
acontecendo para conferir se o planejamento está sendo concretizado e se as crianças
e alunos estão construindo conhecimento, pautados na proposta Curricular e na
BNCC.
·
Contribuir com os professores, oportunizando momentos de reflexão sobre
suas práticas, sobre o planejamento e os registros avaliativos.
- Após visitas nas salas socializar
registro dos pontos observados no planejamento
e transposição para prática, para servirem de leitura e análise dos
professores e também para registro de avaliação funcional.
Trombudo Central, 04 de abril de 2018
Anexo
I – Ensino Fundamental
Centro
de Educação Básica ___________________
Turma: ________________________________
Professora: _____________________________
Data/período: ________________________________
Data
|
Disciplina, Conteúdo e objetivo
|
Metodologia
|
Avaliação
|
Segunda –
feira
Dia-
|
|
|
|
Terça –
feira
Dia
|
|
|
|
Quarta-feira
Dia
|
|
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|
Quinta-feira
|
|
|
|
Sexta-feira
|
|
|
|
Atividades permanentes
|
Todos os dias: Visto nas agendas, calendário, ajudante do
dia, chamada e relaxamento;
Descrever
leitura de deleite
Música
|
||
Estratégias de recuperação paralela
|
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ANEXO
II Educação Infantil
PROJETO
__________________ ou sequencia didática com tema: _____________________________
Direitos de aprendizagem:
|
|||||
SEGUNDA FEIRA
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TREÇA-FEIRA
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QUARTA- FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
OBS
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Pode ser utilizado Descrever a rotina
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OBSERVAÇÕES: Realizar a rotina diariamente.
Ajudante. Quem veio hoje? Com a brincadeira “Adivinha, adivinha...”.
Calendário com autorretrato. Hoje o tempo está... Contagem de meninos e
meninas. Escovação. Brincadeiras livres no parque.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
AVALIAÇÃO:
|
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