terça-feira, 12 de julho de 2016

Releituras de Obras do Renascimento


       O Renascimento foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à novos valores burgueses.
    Esta importante etapa histórica predominou no Ocidente entre os séculos XV e XVI, principalmente na Itália, centro irradiador desta revolução nas artes, na literatura, na política, na religião, nos aspectos sócio-culturais.Neste momento crítico de profundas transformações, surgiu o Renascimento, com uma eclosão criativa sem precedentes, inspirada nos antigos valores greco-romanos, retomados pelos artistas que vivenciaram a decadência de um paradigma e o nascimento de um universo totalmente diferente. Agora o centro de tudo se deslocava do Divino para o Humano, daí a vertente renascentista conhecida como Humanismo.
       Na vertente humanista da Renascença, o Homem é a peça principal, agora ocupando o lugar antes impensável do próprio Criador. 
         Após estudos realizados nas aulas de História, com a professora Bianca, sobre o Humanismo e o Renascimento, os alunos do 7 ano da C.E.B. Erica Hasse, inspirados nas obras de Sandro Botticelli, "O Nascimento de Vênus" e de Jan Van Eyck, "O Casal Arnolfini", fizeram uma releitura, baseados nos conceitos dos dias atuais, como beleza, família, valores. Os trabalhos foram expostos na escola para serem contemplados por colegas de outras salas, professores e funcionários. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...