Devido a grande ocorrência de mordidas na turma, sentiu-se a necessidade de pesquisar sobre o assunto para poder entender e trabalhar esse comportamento em sala de aula.
Segundo o estudioso da educação Piaget, a boca é um instrumento de descoberta importantíssimo para a criança de até 2 anos e meio. Ela a usa para se alimentar, sentir prazer e também para se defender, sendo a mordida uma reação natural da criança por meio da qual ela procuram extravasar desejos, anseios, se expressar e aliviar o stress e a irritação, até porque ainda não têm repertório suficiente de vocabulário para fazer isso usando a fala.”
Diante da necessidade de entender por que as crianças mordem e saber administrar os conflitos gerados pelas mordidas, foi elaborado o Projeto: " QUEM MORDE É CACHORRINHO, CRIANÇA FAZ CARINHO". Com base na história: Mordida não Napoleão (Joyce M. Rousset), criamos uma rotina para reduzir a agressividade das crianças e gerar um ambiente de afeto,aproximando as famílias da escola e reduzindo a tensão gerada pelas mordidas.
Cei Gente Miúda
Turma: Berçário IV
Nenhum comentário:
Postar um comentário