Sala de AEE- Apoio Pedagógico Profª: Monica Denzer.
Livro:
Sinopse:
Inicialmente o livro discute a
afetividade nas teorias dos autores Vygotsky,
Wallon e Piaget, uma abordagem Cultural. Um exemplo do livro “Afetividade
na Escola: Alternativas teóricas e práticas”, de Valéria Amorin Arantes, mostra
a importâncias de o professor compreender a fala de seu aluno.
Uma
professora acabara de ensinar à classe a grafia das palavras bota e bola. Uma das alunas lhe
perguntou então: Existe lata ? – e
fez a aluna calar-se – talvez para sempre. O que a professora não percebeu foi
o fato, de que aquela aluna estava justamente iniciando o exercício de pensar
sozinha, juntando as silabas la e ta das palavras aprendidas para dar
origem – existência a uma nova palavra. Mas expressou-se de modo que não
pertencia a norma culta e perdeu o direito de ser escutada. O “mal” de pensar
sozinha foi cortado pela raiz, em uma cena banal do cotidiano escolar. Essa
criança tornou-se séria candidata para “portar problemas de aprendizagem”. ( 2003,p.50).
Concordo
com a autora e acreditando sempre numa escola de qualidade. Penso que, para
isso, devemos, como profissionais da Educação, nos unir e transformar os
conflitos do cotidiano em instrumentos valiosos na construção de um espaço
autônomo de reflexão e ação, procurando, por meio do “Afeto” buscar fazer com que nossos alunos gostem da Escola, gostem
dos livros e busquem sempre mais o conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário