Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Ariane Lenzi Conink
Turma: 8º ano
Tema: Comportamento, amizade e acolhimento.
Objetivos: Debater com os alunos sobre amizade,
comportamentos e atos agressivos físicos e moral.
Comportamento: você vai na “onda” ou tem opinião própria?
Partindo deste tema,
desenvolvemos o estudo do gênero textual DEBATE,
abordando um assunto muito polêmico e que esta cada vez mais em evidência nas
escolas, o “BULLYING”.
1. O que é bullying?
Confira a definição (Revista Nova Escola, junho
2010).
Bullying
é uma situação que se caracteriza por agressões
intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais
alunos contra um ou mais colegas. O termo Bullying tem origem
na palavra inglesa bully,
que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é
entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
2. Principais tipos de Bullying:
- Físico (bater, pontapear, beliscar, ferir, empurrar, agredir).
- Verbal (apelidos, gozar, insultar).
- Moral (difamar, caluniar, discriminar, tiranizar).
- Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar).
- Material (roubar, destruir pertences materiais e pessoais).
- Virtual (insultar, discriminar, difamar, humilhar, ofender por meio da Internet e tele móveis).
Importante lembrar
que:
os alunos ou jovens e crianças alvos das "brincadeiras sem graça”, podem
ter problemas como depressão, angústia, baixa autoestima, estresse, isolamento,
fobias, evasão escolar, atitudes de autoflagelação e até suicídio. Os estudos
produzidos pela Abrapia, inspirados em pesquisas, mostram que as vítimas do Bullying podem, no futuro,
reproduzir a prática com outras pessoas.
Resultado
final: lista
de ações para evitar o Bullying na escola.
3.
Como combater o Bullying na escola?
–
Ser
amigo de todos;
–
Respeitar
as diferentes opiniões, gostos, estilos, preferências, religiões, níveis
sociais;
–
Não
ter vergonha de si mesmo (a);
–
Não
ser egoísta;
–
Ajudar
os alunos novos ou mais tímidos a se enturmarem;
–
Sair
do mundinho das panelinhas;
–
Respeitar
os colegas, professores e funcionários;
–
Não
dar apelidos ofensivos;
–
Evitar
usar palavrões;
–
Compreender
os amigos;
–
Evitar
brincadeiras de mau gosto;
–
Preservar
o ambiente escolar;
–
Ter
cuidado com o que fala e como falar;
–
Conversar
com os pais, ou com pessoas de confiança antes de tentar resolver algum
problema;
–
Banir
as agressões físicas e verbais;
–
Não
responder ao Bullying com revide;
–
Chame
a atenção dos jovens para o fato de que o Bullying, às vezes
considerado normal por alguns, está longe de ser inocente;
–
Não
entrar na “onda” do agressor, ignorando-o;
–
Denuncie
qualquer tipo de atitude ofensiva, constrangedora e humilhante que você
observar ou presenciar.
“AFASTE-SE
DOS BULLIES”.
Concluindo:
É
gratificante ver o resultado final das ideias debatidas com os alunos sobre o
tema, através da lista de ações para evitar o Bullying na escola. Observei
que todos refletiram sobre suas dificuldades de relacionamento e suas próprias
atitudes em relação aos seus colegas a respeito do assunto.
Foi
importante ouvir cada opinião que os alunos contaram de forma franca, alguns
foram mais além, relatando o que viveram e explicaram como superaram suas
dores. O conjunto das opiniões e relatos nos deu a oportunidade de se
identificar e também de se colocar no lugar de quem é perseguido, achacado,
discriminado, humilhado e ridicularizado.
Ótimo trabalho, parabenizo a turma do 8º ano pela participação no trabalho bem como parabenizo a professora Ariane pelo excelente trabalho que desenvolve no CEB Erica Hasse.
ResponderExcluirVamos continuar combatendo este mal que maltrata a tantos alunos, diga NÃO AO BULLYING!!!