terça-feira, 25 de março de 2014

Centro de Educação Básica Erica Hasse


Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Ariane Lenzi Conink
Turma: 8º ano
Tema: Comportamento, amizade e acolhimento.
Objetivos: Debater com os alunos sobre amizade, comportamentos e atos agressivos físicos e moral.

Comportamento: você vai na “onda” ou tem opinião própria?

Partindo deste tema, desenvolvemos o estudo do gênero textual DEBATE, abordando um assunto muito polêmico e que esta cada vez mais em evidência nas escolas, o “BULLYING”.




1. O que é bullying? Confira a definição (Revista Nova Escola, junho 2010).
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo Bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

2. Principais tipos de Bullying:

  • Físico (bater, pontapear, beliscar, ferir, empurrar, agredir).
  • Verbal (apelidos, gozar, insultar).
  • Moral (difamar, caluniar, discriminar, tiranizar).
  • Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar).
  • Material (roubar, destruir pertences materiais e pessoais).
  • Virtual (insultar, discriminar, difamar, humilhar, ofender por meio da Internet e tele móveis).
Importante lembrar que: os alunos ou jovens e crianças alvos das "brincadeiras sem graça”, podem ter problemas como depressão, angústia, baixa autoestima, estresse, isolamento, fobias, evasão escolar, atitudes de autoflagelação e até suicídio. Os estudos produzidos pela Abrapia, inspirados em pesquisas, mostram que as vítimas do Bullying podem, no futuro, reproduzir a prática com outras pessoas.
Resultado final: lista de ações para evitar o Bullying na escola.
3. Como combater o Bullying na escola?
                 Ser amigo de todos;
                 Respeitar as diferentes opiniões, gostos, estilos, preferências, religiões, níveis sociais;
                 Não ter vergonha de si mesmo (a);
                 Não ser egoísta;
                 Ajudar os alunos novos ou mais tímidos a se enturmarem;
                 Sair do mundinho das panelinhas;
                 Respeitar os colegas, professores e funcionários;
                 Não dar apelidos ofensivos;
                 Evitar usar palavrões;
                 Compreender os amigos;
                 Evitar brincadeiras de mau gosto;
                 Preservar o ambiente escolar;
                 Ter cuidado com o que fala e como falar;
             Conversar com os pais, ou com pessoas de confiança antes de tentar resolver algum problema;
                 Banir as agressões físicas e verbais;
                    Não responder ao Bullying com revide;
                    Chame a atenção dos jovens para o fato de que o Bullying, às vezes considerado normal por alguns, está longe de ser inocente;
                 Não entrar na “onda” do agressor, ignorando-o;
                 Denuncie qualquer tipo de atitude ofensiva, constrangedora e humilhante que você observar ou presenciar.

“AFASTE-SE DOS BULLIES”.

Concluindo:
É gratificante ver o resultado final das ideias debatidas com os alunos sobre o tema, através da lista de ações para evitar o Bullying na escola. Observei que todos refletiram sobre suas dificuldades de relacionamento e suas próprias atitudes em relação aos seus colegas a respeito do assunto.
Foi importante ouvir cada opinião que os alunos contaram de forma franca, alguns foram mais além, relatando o que viveram e explicaram como superaram suas dores. O conjunto das opiniões e relatos nos deu a oportunidade de se identificar e também de se colocar no lugar de quem é perseguido, achacado, discriminado, humilhado e ridicularizado.

Você pode pesquisar mais na INTERNET, no site www.bullying.com.br e conhecer as iniciativas da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia).




Um comentário:

  1. Ótimo trabalho, parabenizo a turma do 8º ano pela participação no trabalho bem como parabenizo a professora Ariane pelo excelente trabalho que desenvolve no CEB Erica Hasse.
    Vamos continuar combatendo este mal que maltrata a tantos alunos, diga NÃO AO BULLYING!!!

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