segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A Menina bonita do laço de fita no CEI Cinderela



PROFESSORA LUIZA CAROLINA SAMAGAIA
TURMA DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

Menina bonita do laço de fita

“[…] O Coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou
Banho nela. Ficou bem negro, todo contente. […]
Trecho do livro Menina Bonita, de Laço de Fita
Era uma vez. Eis que não era apenas uma vez. Diria mais, eram várias vezes todos os dias. Meninas em tantos cantos dessa terra cujas bordas se perdem além do que os olhos conseguem alcançar. Eram e são varias meninas. Meninas pequenas e Meninas crescidas. Todas essas meninas, Negras. Muitas delas devem ter se perguntado uma, duas, ou muitas vezes “será que sou bonita?”.
A turma do Sítio iniciou o projeto da diversidade, explorando uma obra infantil da escritora Ana Maria Machado, para todas as crianças negras, crianças brancas, crianças vermelhas, crianças amarelas. Pra crianças de todas as idades. Pra crianças que crescem, já cresceram e ainda vão crescer. Pras pessoas que ainda tem as crianças guardadas dentro de si.
 “Menina Bonita de Laço de Fita” apresenta uma menina negra bela. Olhos, cabelos, pele, a menina é descrita com delicadeza e amorosidade. Não bastasse a descrição em ponderadora da menina, temos a mãe, que é apresentada como a mulher que cuida dos cabelos de menina, que a deixa bela como as princesas da África. A Menina Bonita tem um vizinho Coelho branco de olhos vermelhos e focinho tremelicante. Para o Coelho, não há menina mais linda do que a Menina Bonita do Laço de Fita. Tão linda que ele gostaria de ter uma filha pretinha.
Exploramos a leitura de todas as maneiras, com fantoches, teatro, apreciação do livro, atividades pedagógicas. A fada mandou uma surpresa com uma boneca de pano preta e um coelho que serão levados para casa de todas as crianças e os pais poderão registrar em um caderno como foi à visita. E para finalizar recebemos a visita da “Menina Bonita do Laço de Fita”, com a participação da merendeira Elaine Ramos dos Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...