O 3 ° ano do C.E.B.Eginolf Bell vem trabalhando com as
noções das 4 operações, sobretudo com as operações de multiplicação. Além das atividades de sistematização realizadas no
caderno e no livro, e da construção de uma tabuada individual que será
companheira no decorrer do ano, foram realizadas atividades lúdicas para que o
conceito fosse apreendido pelos alunos.
Inicialmente, os alunos foram questionados acerca de
situações em que a multiplicação se faz necessária na resolução de problemas
cotidianos.Depois, a turma foi dividida em cinco grupos, cada qual
responsável pela produção de uma tabuada (2 a 6).
Nos grupos, precisavam organizar os cálculos referentes à
tabuada indicada em forma de desenhos:
0X2 = a nenhum grupo com 2
objetos
1X2=1grupo com dois objetos
e assim sucessivamente.
A atividade, além de ter
sido bastante produtiva, possibilitou a elaboração de diferentes estratégias de
divisão e organização de trabalho em grupos.
Em outro momento, foi
proposto o “Jogo da multiplicação”, tendo como materiais copinhos descartáveis
e grãos de feijão. Neste, cada criança deveria
jogar o dado duas vezes: na primeira para definir a quantidade de copinhos
descartáveis, e na segunda para definir a quantidade de feijões a serem
colocados em cada copo.Assim, se na 1°jogada obteve
o número 3 e na 2°o número 2, separou 3 copinhos e colocou em cada um 2 grãos
de feijão, obtendo 6 grãos. A seguir, o registro foi
realizado no caderno 3X2=6.
As atividades tiveram como
objetivos:
* Iniciar a construção do conceito de multiplicação.
*Resolver e elaborar problemas de multiplicação utilizando
cálculo mental ou estratégias pessoais.
Professora: Aline Liana Jabs
Nenhum comentário:
Postar um comentário