segunda-feira, 1 de junho de 2015

3º ano CEB Eginolf Bell

O 3 ° ano do C.E.B.Eginolf Bell vem trabalhando com as noções das 4 operações, sobretudo com as operações de multiplicação. Além das atividades de sistematização realizadas no caderno e no livro, e da construção de uma tabuada individual que será companheira no decorrer do ano, foram realizadas atividades lúdicas para que o conceito fosse apreendido pelos alunos.
       Inicialmente, os alunos foram questionados acerca de situações em que a multiplicação se faz necessária na resolução de problemas cotidianos.Depois, a turma foi dividida em cinco grupos, cada qual responsável pela produção de uma tabuada (2 a 6).
     Nos grupos, precisavam organizar os cálculos referentes à tabuada indicada em forma de desenhos:
0X2 = a nenhum grupo com 2 objetos 
1X2=1grupo com dois objetos e assim sucessivamente.  
A atividade, além de ter sido bastante produtiva, possibilitou a elaboração de diferentes estratégias de divisão e organização de trabalho em grupos.
Em outro momento, foi proposto o “Jogo da multiplicação”, tendo como materiais copinhos descartáveis e grãos de feijão. Neste, cada criança deveria jogar o dado duas vezes: na primeira para definir a quantidade de copinhos descartáveis, e na segunda para definir a quantidade de feijões a serem colocados em cada copo.Assim, se na 1°jogada obteve o número 3 e na 2°o número 2, separou 3 copinhos e colocou em cada um 2 grãos de feijão, obtendo 6 grãos. A seguir, o registro foi realizado no caderno 3X2=6. 

 As atividades tiveram como objetivos:
* Iniciar a construção do conceito de multiplicação.
            *Resolver e elaborar problemas de multiplicação utilizando cálculo mental ou estratégias pessoais.

Professora: Aline Liana Jabs





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...