A brincadeira tem uma função lúdica que estimula a imaginação
da criança. Por meio do brincar é que a criança vai significar e ressignificar
o real, tornar-se sujeito.
A brincadeira é um espaço de aprendizagem, de imaginação, de
recrear a realidade. Por meio das brincadeiras a criança pode desenvolver
algumas capacidades importantes tais como: a atenção, a imitação, a memória e a
imaginação.
Ao brincar as crianças exploram e refletem sobre a realidade
e a cultura na qual vivem, incorporando-se e, ao mesmo tempo, questionando
regras, papéis sociais e recriando cultura.
A brincadeira não é uma atividade que a criança já nasce
sabendo. Brincar implica troca com o outro, trata-se de uma aprendizagem
social. Nesse sentido, a presença do professor, é fundamental, pois será ele
quem irá mediar às relações, favorecer as trocas e parcerias, promover a
integração, planejar e organizar ambientes instigantes para que o brincar possa
se desenvolver.
Este momento de brincadeira é prioridade na Turma da Floresta
e o nosso mais novo ambiente foi um chuveiro onde as crianças puderam reforçar
alguns hábitos de higiene e saúde de forma muito prazerosa.
Tivemos banho imaginário, contação de
histórias, músicas e contato com diferentes objetos de higiene como toalhas,
sabonetes, shampoos, pentes, escovinhas e esponjas coloridas.
AÍ DO LADO ESTÁ A TOALHA QUE EU
CRIEI...
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