quarta-feira, 22 de julho de 2015

BRINCAR É MUITO BOM!!!


A brincadeira tem uma função lúdica que estimula a imaginação da criança. Por meio do brincar é que a criança vai significar e ressignificar o real, tornar-se sujeito.
A brincadeira é um espaço de aprendizagem, de imaginação, de recrear a realidade. Por meio das brincadeiras a criança pode desenvolver algumas capacidades importantes tais como: a atenção, a imitação, a memória e a imaginação.
Ao brincar as crianças exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual vivem, incorporando-se e, ao mesmo tempo, questionando regras, papéis sociais e recriando cultura.
A brincadeira não é uma atividade que a criança já nasce sabendo. Brincar implica troca com o outro, trata-se de uma aprendizagem social. Nesse sentido, a presença do professor, é fundamental, pois será ele quem irá mediar às relações, favorecer as trocas e parcerias, promover a integração, planejar e organizar ambientes instigantes para que o brincar possa se desenvolver.
Este momento de brincadeira é prioridade na Turma da Floresta e o nosso mais novo ambiente foi um chuveiro onde as crianças puderam reforçar alguns hábitos de higiene e saúde de forma muito prazerosa.
Tivemos banho imaginário, contação de histórias, músicas e contato com diferentes objetos de higiene como toalhas, sabonetes, shampoos, pentes, escovinhas e esponjas coloridas.

  
        AÍ DO LADO ESTÁ A TOALHA QUE EU CRIEI...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...