Recentemente, a turma do 3° ano do C.E.B.Eginolf Bell, iniciou seus estudos a respeito do solo.
Iniciando a sequência didática, realizamos uma experiência na qual foram coletadas três amostras de solo (argiloso, arenoso e solo do canteiro da escola), em vasinhos com prato, os mesmos receberam a mesma quantidade de água para que se observasse qual dos solos absorveria a água da melhor forma e seria o mais adequado para plantio. Foram realizados registros e concluímos que o mais adequado seria o solo da escola.
Depois de leituras e registros, realizamos uma nova experiência: duas caixinhas de leite, uma com solo nu e outra com pequenas mudas de alpiste, receberam a mesma quantidade de água para que desta forma pudéssemos observar a ação da chuva no solo desmatado e propor a conscientização da necessidade de preservar, evitando dessa forma a erosão.
Novamente os procedimentos foram contextualizados, discutidos e registrados.
As atividades tiveram como objetivo reconhecer a existência de diferentes tipos de solo, as relações entre esses e os seres vivos, percebendo aspectos negativos e positivos da interferência do ser humano para superar as condições naturais.
Professora:Aline Liana Jabs
Nenhum comentário:
Postar um comentário