Centro de
Educação Básica Erica Hasse.
Disciplinas:
Língua Portuguesa e Matemática
Professoras:
Ariane Lenzi Conink
Sabrina Iolanda
Jeremias Kolm
Turma: 9º ano
Projeto: A Cultura da Paz
O projeto será trabalhado em dois momentos:
o primeiro momento, nas aulas de Língua Portuguesa e o segundo momento no
laboratório de informática durante as aulas de Matemática, onde os alunos
finalizarão o tema montando gráficos sobre os conceitos levantados durante a
discussão das aulas.
Justificativa:
Presenciamos diariamente atos de
violência (discussões, falta de respeito, brigas, desafetos, falta de ética, palavras
grosseiras, etc...), que nem nos damos mais conta do mal que a ausência da Paz
vem causando para nossa vida, sociedade, escola e família... Muito se fala sobre a paz, mas pouco se faz a
respeito. O que realmente a PAZ
representa para todos nós?
Preocupadas com essa perspectiva da falta de
respeito, paz, colaboração e indisciplina, resolvemos mostrar para os alunos
que existe outra maneira de viver, procurando ser feliz e praticando o bem para
com todos, pois a paz não deve
estar presente somente no ambiente escolar, mas sim sendo praticada ao longo da
vida. Tentando assim construir um mundo melhor.
Objetivos:
-
Despertar o interesse em promover a paz.
- Ler e
debater sobre o tema.
- Refletir sobre os
diversos tipos de violência.
- Valorizar a cultura da paz.
- Estimular o relacionamento em grupo.
- Refletir sobre as próprias necessidades e as dos outros.
- Interpretar e elaborar gráficos.
Proposta Metodológica:
1º
momento: ... e eu no MUNDO???
"Uma cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes,tradições, comportamentos e estilos de vida baseados:
a) No respeito a vida, no fim da violência e na promoção e prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação (...)"
Artigo 1º, da Declaração da ONU sobre uma Cultura de Paz, 1999.
Discussão
sobre o tema na sala de aula.
Atividade 1: Pesquisa “O Termômetro da
Violência” (EDNIR, 2007) – Questionário respondido pelos alunos para medir
quais as formas de violência existentes na escola e na comunidade. (O resultado
deste questionário será apresentado através de gráficos nas aulas de
Matemática).
Atividade 2: Resgatando a
cidadania, aproveitando a semana da pátria trabalhamos uma canção intitulada
“Deus Salve a minha pátria” (Denise Cardoso
- Compositor: Suelber).
Deus salve
minha pátria
Deus, salve minha pátria!
Dá-me um novo país!
Eu quero mais paz
Eu quero amor
Quero ver o povo
Feliz
Quero ver criança brincando
Percorrendo os campos em flor...
Quero colher os frutos
Dessa terra feita de amor
Deus, olha para os famintos
Dá-lhes a água e o pão
E aos pobres favelados
Conceda nobre habitação
Quero ver a luz do Senhor
Dissipando a escuridão
Que resplandeça forte
Iluminando os corações.
Dá-me um novo país!
Eu quero mais paz
Eu quero amor
Quero ver o povo
Feliz
Quero ver criança brincando
Percorrendo os campos em flor...
Quero colher os frutos
Dessa terra feita de amor
Deus, olha para os famintos
Dá-lhes a água e o pão
E aos pobres favelados
Conceda nobre habitação
Quero ver a luz do Senhor
Dissipando a escuridão
Que resplandeça forte
Iluminando os corações.
A
mesma foi utilizada para a homenagem do 9º ano na semana da pátria realizada na
escola.
A
partir desta canção realizamos a seguinte atividade: Vamos refletir...?
-
O que é paz?
-
Quais fatores contribuem para atos violentos?
-
O que você pode fazer ou propor para que essa realidade se modifique em nossa
sociedade?
Obs.: Segue alguns trechos das respostas
dadas pelos alunos.
“O mundo seria um lugar
potencialmente melhor se prevalecesse à paz, a harmonia, ao invés da discórdia.
Se cada um respeitasse o seu semelhante, em vez de ficar julgando, culpando,
xingando ou acusando, já estaria fazendo a sua parte e contribuindo para um
ambiente de paz...” (David dos Santos Colaço – 9º ano)
“O importante mesmo é
achar um lugar no seu dia a dia onde você possa se acalmar, relaxar, ter paz e
refletir sobre os problemas. Isso é importante para uma melhor qualidade de
vida”. (Hugo F. Schweder – 9º ano)
“A paz é essencial para
um casal formar uma família feliz”. (Gabriela Berto – 9º ano)
“A paz é como um refúgio
que a gente procura para não pensar mais nos problemas, um jeito de se
comunicar com a sua alma”. (Jennifer Millerchat – 9º ano)
“A paz pode ser
representada pela cor branca, mas também por um simples aperto de mão, um
abraço.” (Vinicius – 9º ano)
“Pessoas felizes sempre
tem paz, sempre pensam antes de falar e evitam brigas, tem paz no coração.”
(Bruna Cardoso – 9º ano)
“Paz para mim é estar
bem, no lugar que esta e quem nele se encontra. Paz é como uma abreviação de amor, respeito,
igualdade e solidariedade.” (Jéssica – 9º ano)
“Para mim, a PAZ
significa ter amigos sinceros, uma família amorosa, compreensiva e fazer o que
eu gosto... Paz é ter harmonia onde eu estou...” (Claumir Ferreira – 9º ano)
“Se todos entrassem em um
acordo para a melhoria de nossas vidas, talvez o mundo tivesse salvação. Mas se
continuar como está nada irá mudar. Não adianta reclamar e não fazer nada, não
mudar de atitude. Pense bem, o mundo agradece!” (Yasmin Wartha Garcia – 9º ano)
Atividade
3: Produção textual
sobre o tema Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário