quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Projeto: A Cultura da Paz

Centro de Educação Básica Erica Hasse.
Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática
Professoras: Ariane Lenzi Conink
                     Sabrina Iolanda Jeremias Kolm
Turma: 9º ano

Projeto: A Cultura da Paz
O projeto será trabalhado em dois momentos: o primeiro momento, nas aulas de Língua Portuguesa e o segundo momento no laboratório de informática durante as aulas de Matemática, onde os alunos finalizarão o tema montando gráficos sobre os conceitos levantados durante a discussão das aulas.

Justificativa:
Presenciamos diariamente atos de violência (discussões, falta de respeito, brigas, desafetos, falta de ética, palavras grosseiras, etc...), que nem nos damos mais conta do mal que a ausência da Paz vem causando para nossa vida, sociedade, escola e família...  Muito se fala sobre a paz, mas pouco se faz a respeito.  O que realmente a PAZ representa para todos nós?
 Preocupadas com essa perspectiva da falta de respeito, paz, colaboração e indisciplina, resolvemos mostrar para os alunos que existe outra maneira de viver, procurando ser feliz e praticando o bem para com todos, pois a paz não deve estar presente somente no ambiente escolar, mas sim sendo praticada ao longo da vida. Tentando assim construir um mundo melhor.

Objetivos:
- Despertar o interesse em promover a paz.
- Ler e debater sobre o tema.
- Refletir sobre os diversos tipos de violência.
- Valorizar a cultura da paz.
- Estimular o relacionamento em grupo.
- Refletir sobre as próprias necessidades e as dos outros. 
- Interpretar e elaborar gráficos.

Proposta Metodológica:
1º momento: ... e eu no MUNDO???

"Uma cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes,tradições, comportamentos e estilos de vida baseados: 
a) No respeito a vida, no fim da violência e na promoção e prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação (...)"

Artigo 1º, da Declaração da ONU sobre uma Cultura de Paz, 1999.

Discussão sobre o tema na sala de aula.
Atividade 1: Pesquisa “O Termômetro da Violência” (EDNIR, 2007) – Questionário respondido pelos alunos para medir quais as formas de violência existentes na escola e na comunidade. (O resultado deste questionário será apresentado através de gráficos nas aulas de Matemática).
Atividade 2: Resgatando a cidadania, aproveitando a semana da pátria trabalhamos uma canção intitulada “Deus Salve a minha pátria” (Denise Cardoso - Compositor: Suelber).

Deus salve minha pátria

Deus, salve minha pátria!
Dá-me um novo país!
Eu quero mais paz
Eu quero amor
Quero ver o povo
Feliz

Quero ver criança brincando
Percorrendo os campos em flor...
Quero colher os frutos
Dessa terra feita de amor

Deus, olha para os famintos
Dá-lhes a água e o pão
E aos pobres favelados
Conceda nobre habitação

Quero ver a luz do Senhor
Dissipando a escuridão
Que resplandeça forte
Iluminando os corações.

A mesma foi utilizada para a homenagem do 9º ano na semana da pátria realizada na escola.
A partir desta canção realizamos a seguinte atividade: Vamos refletir...?
- O que é paz?
- Quais fatores contribuem para atos violentos?
- O que você pode fazer ou propor para que essa realidade se modifique em nossa sociedade?

Obs.: Segue alguns trechos das respostas dadas pelos alunos.

“O mundo seria um lugar potencialmente melhor se prevalecesse à paz, a harmonia, ao invés da discórdia. Se cada um respeitasse o seu semelhante, em vez de ficar julgando, culpando, xingando ou acusando, já estaria fazendo a sua parte e contribuindo para um ambiente de paz...” (David dos Santos Colaço – 9º ano)

“O importante mesmo é achar um lugar no seu dia a dia onde você possa se acalmar, relaxar, ter paz e refletir sobre os problemas. Isso é importante para uma melhor qualidade de vida”. (Hugo F. Schweder – 9º ano)

“A paz é essencial para um casal formar uma família feliz”. (Gabriela Berto – 9º ano)

“A paz é como um refúgio que a gente procura para não pensar mais nos problemas, um jeito de se comunicar com a sua alma”. (Jennifer Millerchat – 9º ano)

“A paz pode ser representada pela cor branca, mas também por um simples aperto de mão, um abraço.” (Vinicius – 9º ano)

“Pessoas felizes sempre tem paz, sempre pensam antes de falar e evitam brigas, tem paz no coração.” (Bruna Cardoso – 9º ano)

“Paz para mim é estar bem, no lugar que esta e quem nele se encontra. Paz  é como uma abreviação de amor, respeito, igualdade e solidariedade.” (Jéssica – 9º ano)

“Para mim, a PAZ significa ter amigos sinceros, uma família amorosa, compreensiva e fazer o que eu gosto... Paz é ter harmonia onde eu estou...” (Claumir Ferreira – 9º ano)

“Se todos entrassem em um acordo para a melhoria de nossas vidas, talvez o mundo tivesse salvação. Mas se continuar como está nada irá mudar. Não adianta reclamar e não fazer nada, não mudar de atitude. Pense bem, o mundo agradece!” (Yasmin Wartha Garcia – 9º ano)


Atividade 3: Produção textual sobre o tema Paz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...