Trabalhando com o dinheiro e buscando atingir os objetivos
de aprendizagem previstos nos direitos de aprendizagem: resolver problemas que
envolvam valores do dinheiro; reconhecer cédulas e moedas que circulam no
Brasil e de possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores,
os alunos do 2º ano do CEB Eginolf Bell foram desafiados a dramatizar o
problema da nota falsa, e encontrar sua solução, realizaram atividades de
trocas com cédulas precisando adquirir produtos de um determinado valor usando
diferentes maneiras de combinar as cédulas para ter o valor desejado, e também
em grupos realizaram o jogo: trilha do dinheiro.
E você consegue resolver
este problema?
Uma pessoa foi a uma lanchonete e comprou um
suco de laranja por R$ 2,00. Deu uma nota de R$ 10,00 para pagar. Como a dona
da lanchonete não tinha troco, foi à padaria e trocou a nota de R$ 10,00 por 5
notas de R$ 2,00. Deu R$ 8,00 de troco a quem comprou o suco e ficou com uma
nota de R$ 2,00. Posteriormente, a dona da padaria foi à lanchonete mostrar que
a nota de R$10,00 era falsa. A dona da lanchonete deu uma nota de R$ 10,00 verdadeira para a
dona da padaria, ficando com a que não valia nada.
A dona da lanchonete perdeu um suco de R$ 2,00?
Deu R$ 8,00 de troco?
Ficou com uma nota falsa de R$ 10,00?
Houve prejuízo?
De quanto?
De quem?
A dona da lanchonete perdeu um suco de R$ 2,00?
Deu R$ 8,00 de troco?
Ficou com uma nota falsa de R$ 10,00?
Houve prejuízo?
De quanto?
De quem?
Professora Neide
Schweder
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