terça-feira, 5 de abril de 2016

Movimentos do Planeta Terra rotação e translação

No dia 1º de abril de 2016, a turma do 2º ano do C.E.B. Alberto Balduíno Barchfeld estudou os movimentos do Planeta Terra rotação e translação e ficaram sabendo que é por causa do movimento de rotação que a Terra faz em torno de si mesma e que dura aproximadamente vinte e quatro horas, é que temos o dia e a noite.
         Quando ensinamos de forma lúdica, com materiais simples, manipulativos e da fácil visualização, o aprendizado certamente acontece. Por isso, utilizei um vídeo da Kika explicando o dia e a noite e os movimentos de rotação e translação. Após, utilizei uma lâmpada com um lustre de forma arredondada para representar o Sol e um pequeno Globo Terrestre representando o Planeta Terra. Sobre o Brasil colei um coração verde e para representar o outro lado do mundo, colei um círculo vermelho sobre o Japão. Quando o Brasil estava de frente para o Sol era dia e no Japão, que não pegava diretamente a luz do Sol, era noite. A Terra continuava o seu movimento de rotação e doze horas depois, era o Japão que estava pegando diretamente a luz do Sol, e no Brasil, então, era noite. Mais doze horas de movimento de rotação e completou-se o ciclo do dia e da noite. Pronto, dia no Brasil novamente. Doze horas de escuridão, mais doze horas de claridade, igual a vinte e quatro horas. Também fizemos movimentos de rotação e translação com nosso corpo.
          Para finalizar, as crianças demonstraram com o Planeta Terra e com o Sol se tinham compreendido os movimentos de rotação e translação.


                                                                                                     Professora Carla R. H. Tholl





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...