No
dia 1º de abril de 2016, a turma do 2º ano do C.E.B. Alberto Balduíno Barchfeld
estudou os movimentos do Planeta Terra rotação e translação e ficaram sabendo
que é por causa do movimento de rotação que a Terra faz em torno de si mesma e
que dura aproximadamente vinte e quatro horas, é que temos o dia e a noite.
Quando ensinamos de forma lúdica, com
materiais simples, manipulativos e da fácil visualização, o aprendizado
certamente acontece. Por isso, utilizei um vídeo da Kika explicando o dia e a
noite e os movimentos de rotação e translação. Após, utilizei uma lâmpada com
um lustre de forma arredondada para representar o Sol e um pequeno Globo
Terrestre representando o Planeta Terra. Sobre o Brasil colei um coração verde
e para representar o outro lado do mundo, colei um círculo vermelho sobre o
Japão. Quando o Brasil estava de frente para o Sol era dia e no Japão, que não
pegava diretamente a luz do Sol, era noite. A Terra continuava o seu movimento
de rotação e doze horas depois, era o Japão que estava pegando diretamente a
luz do Sol, e no Brasil, então, era noite. Mais doze horas de movimento de
rotação e completou-se o ciclo do dia e da noite. Pronto, dia no Brasil
novamente. Doze horas de escuridão, mais doze horas de claridade, igual a vinte
e quatro horas. Também fizemos movimentos de rotação e translação com nosso
corpo.
Para finalizar, as crianças
demonstraram com o Planeta Terra e com o Sol se tinham compreendido os
movimentos de rotação e translação.
Professora
Carla R. H. Tholl
Nenhum comentário:
Postar um comentário