segunda-feira, 11 de abril de 2016

O filme Estrelas na terra

Professora: Monica Denzer   - Sala de AEE – Apoio Pedagógico

O filme Estrelas na terra
O filme Estrelas na terra: Toda criança é especial, conta a história de um menino chamado Ishaan Awathi, de oito anos que mora com seus pais e seu irmão. Sua infância foi marcada como o menino que não obedecia, não tinha regras e às vezes era anti-social. O filme começa com ele fazendo o que mais gostava que era se ocupar em brincar com animais,  e sua rotina apesar de ser bem padronizada ele sempre esquecia o que tinha que fazer, era sempre o ultimo a sair pra escola, só se arrumava com ajuda da mãe, até pra comer ela o ajudava, diferente do irmão que fazia várias coisas ao mesmo tempo. Todo mundo o recriminava e ninguém o entendia.
Em casa e na escola, ele era visto como um idiota, que não conseguia nem ao menos ler e escrever e isso foi deixando sua autoestima para baixo. O aluno repetia sempre os mesmos erros, não prestava atenção nas aulas e, tanto para os pais como para os professores, Ishaan não conseguia aprender porque era preguiçoso, burro, desobediente e não levava os estudos a sério, aparentemente não demonstrasse ter nenhuma deficiência.
Embora a temática abordada pelo filme não seja nova, ela é extremamente atual, uma vez que, a inclusão constitui um dos temas mais discutidos e combatidos da atualidade.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais. Em consonância com este documento, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, em seu artigo 58 entende a educação especial como uma modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para alunos com necessidades especiais.
Tendo em vista as garantias feitas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O filme Como estrelas na Terra é uma referência para os que pensam sobre o processo de inclusão. È suma importância que todos os professores assistam ao filme, para ter uma compreensão melhor antes de julgar o aluno no seu desenvolvimento de ensino e aprendizagem.
O Filme nos faz perceber e nos leva a refletir, a importância do olhar atento, do olhar observador, investigador e da sensibilidade para com a pluralidade que compõem uma sala de aula, bem como as particularidades de cada aluno.

Segue o link do filme ( COMO ESTRELA NA TERRA).. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...