Para iniciar o conteúdo: medidas de
comprimento foram usadas atividades do livro: grandezas e medidas – PNAIC.
Primeiramente foi feita a leitura do
livro “Quem vai ficar com o pêssego?”, após houve uma conversa sobre fatos
ocorridos na história, comparações das grandezas de cada animal para poder
ficar com o pêssego, quem ficou com pêssego? Qual foi a grandeza do animal
ganhador?
No segundo momento apareceu a Dona
Girafa, ela veio para ilustrar e proporcionar alegria entre as crianças. A turma
foi divida em cinco grupos, cada grupo ganhou um material (canetinhas, palitos
de churrasco, palitos de picolé, canudinhos e lápis de cor). Esta atividade fez
com que eles medissem sem ter uma unidade padrão, após medir os alunos do grupo
contavam a quantidade dos materiais que foram usados e registravam no quadro.
Após, todos os grupos registrarem a
quantidade usada no quadro, houve outra conversa perguntando se todos os grupos
usaram a mesma quantidade de material? Qual é a solução para que todos os
grupos tivessem medido a girafa do mesmo tamanho? Chegaram à conclusão com a
mediação da professora, que precisavam usar um único material para ter a mesma
medida (não padronizada) e usar a régua ou fita métrica para ter a medida
correta (medida padronizada).
Esta atividade teve como objetivo:
· Iniciar
o conteúdo que seria trabalhado.
· Proporcionar
de forma lúdica e prazerosa a apresentação do conteúdo medidas de comprimento.
· Comparar
comprimentos.
· Participar
e interagir oralmente com as conversas propostas.
CEB
Alberto Balduíno Barchfeld
Turma:
3º ano
Professora
Regiane Maria Senes Franz
Nenhum comentário:
Postar um comentário