Vivências
significativas na Educação Infantil
A sala de
referencia da Educação infantil pode ser um ambiente de letramento, onde
através de vivências significativas se promova situações de uso real da escrita
e que tenham efetiva participação das crianças.
O projeto “Meios de comunicação”
proporcionou as crianças da Turma da Estrelinha diferentes vivências que
ficarão guardadas para sempre em suas memórias.
Visitamos a Biblioteca Pública Municipal para
pegar um livro emprestado, no momento de assinar o nome no livro de empréstimo
era visível a alegria das crianças em utilizar à escrita. Fomos ao correio
postar uma carta, que foi elaborada pela criança e a professora como escriba
anotava tudo, olhinhos vibrantes e ouvidos atentos a explicação do gerente do
Correio.
Tivemos contado com diversos
portadores textuais e o que despertou maior interesse foi o jornal. Então fomos ao parque e sentados em tapetinhos de jornal
ouvimos a história “O JORNAL”, de PatriciaAuerbach. Uma história apenas de
imagem onde um menino tenta descobrir o que o jornal tem de tão especial que
seu pai não o larga. Quando ele começa a brincar com o jornal descobre a
resposta... garoto viaja pelo mundo sem sair de casa...As crianças embarcaram
nesta viagem e foram convidadas a vivenciarem a história e como o personagem
principal puderam fazer de conta que estavam surfando com uma prancha em
grandes ondas...transformaram num barco pirata e remaram até uma ilha
deserta...dobraram e fizeram um chapéu de soldado...enrolaram e fizeram uma
espada.Ao final da história foram convidadas para dançarem com o jornal. E como
um passe de mágica se transformaram em pássaros colocando o jornal contra o
tórax e correndo de braços abertos brincaram livremente explorando todos os
espaços do parque. O brinquedo construído foi levado para casa. Neste dia
nasceu a vontade de produzir um livro onde as crianças seriam as autoras e
ilustradoras. Percebe-se que ao
desenvolvermos vivencias que não se encerram ao final do dia, mas que a cada
dia é uma nova etapa, a aprendizagem torna-se mais significativa e desafiadora,
pois instiga a curiosidade das crianças para o que acontecerá no dia seguinte.
E foi o que aconteceu...
No
dia seguinte a professora levou o note bock para a sala de referencia e digitou
a nova história recontada pelas crianças. Depois de imprimida a história foi
colada em folhas coloridas e iniciou-se a grande equipe de produção para
ilustrarem o livro. Cada página ganhou vida com a colaboração de todas as
crianças da turma viu-se neste momento nascer um grande trabalho em equipe,
quando um não conseguia de um jeito o outro ajudava como podia.
Ao
se trabalhar com o jornal abriu-se a possibilidade de (re)aproveitamento deste
material, utilizando-o como recurso didático alternativo na produção infantil.
Com a (re)utilização das folhas de jornal estávamos preservando o ambiente em
que vivemos. O aproveitando de materiais de sucata motiva a criação de novos
objetos significativos para as crianças e desperta a satisfação em conseguir
realizar tarefas e vencer desafios.
Promover experiências
significativas com a linguagem oral, escrita e visual utilizando como recurso o
jornal garantiu acesso ao conhecimento e ao mundo letrado, bem como o respeito
à natureza através do (re)aproveitamento.
Foi uma experiência
maravilhosa e que parece não ter fim, pois agora esta nova história será
contada para todas as turmas do CEI no momento de socialização do Programa de
Leitura.
Para as crianças, as
produções são uma forma divertida e deixam lições para a vida toda. “Com esta
história vi que temos que cuidar do nosso Planeta, não jogando papel no lixo e
sim aproveitando se não as árvores vão se acabar e as plantas não vão
sobreviver”, concluiu VitóraHeiderscheidt, 5 anos.
Professora Simone Deve
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