Programa: Mobilização Social pela
Educação - Escola de Pais em Trombudo Central/2012
Justificativa:
A
educação é vista como a solução para a maioria dos problemas que permeiam a
sociedade contemporânea, sendo designada como eixo norteador do desenvolvimento
de uma comunidade. No entanto sabe-se que educar nos dias de hoje é uma tarefa
complexa onde uma gama de atores são envolvidos
e em suas diversidades desempenham papéis relevantes.
Acreditando que a educação é responsabilidade de todos: dos governos, da escola, da família e da sociedade, a cada ano percebe-se mais claramente a necessidade de integrar estas esferas em prol da educação efetiva e de qualidade. São muitos os exemplos positivos que demonstram a importância da Integração entre Família e Escola. Também são vastas as experiências em que um destes elementos querendo agir sozinhos não conseguem realizar significativamente seus objetivos.
Acreditando que a educação é responsabilidade de todos: dos governos, da escola, da família e da sociedade, a cada ano percebe-se mais claramente a necessidade de integrar estas esferas em prol da educação efetiva e de qualidade. São muitos os exemplos positivos que demonstram a importância da Integração entre Família e Escola. Também são vastas as experiências em que um destes elementos querendo agir sozinhos não conseguem realizar significativamente seus objetivos.
Justificamos que em Trombudo Central
já existem muitas práticas acontecendo nos CEs e CEIs, esta proposta surge no sentido de sistematizar e
organizar ações coletivas e estruturadas de
participação e ação, que contudo respeitem a diversidade e o contexto de
cada Unidade e comunidade educacional mas que visem a ampliação das ações
realizadas e a parceria num grande projeto educacional.
Objetivos:
·
Despertar escola e família a reconhecerem e atuarem
efetivamente no desempenho de seu papel na formação integral do ser humano
·
Integrar família e escola
·
Reconhecer qual os papeis que cada instituição
(escola Família e Sociedade) tem no
processo educativo.
·
Aproximar os integrantes da comunidade escolar para
juntos facilitarem a execução das tarefas educativas
·
Trazer os pais e parceiros para participarem
ativamente, seja avaliando ou concretizando ações que melhorem a ESCOLA.
·
Mobilizar pessoas para o foco educacional, o
direito de aprender que é de todos e de cada um
·
Engajar-se ao programa de Mobilização social pela
educação do MEC
Metodologias
·
Mobilizar pais, professores, gestores e parceiros
da comunidade para participarem de reuniões, promoções e eventos promovidos
pelos Centros de Educação e Centros de Educação Infantis.
·
Reunir a
comunidade Escolar, famílias/ Centro de Educação e Centro de Educação Infantil
através de reuniões de avaliação , formação e integração
·
Encontros para Educação Infantil
Mês de março
Avaliação Institucional
( Indicadores de qualidade do
Ministério da Educação)
Esta avaliação
resultará em um plano de metas para a instituição e o conhecimento do que os pais sabem e
pensam sobre a escola, bem como de professores e funcionários.
|
Agosto
A Família e o CEI, palestra e confraternização
|
Novembro
Escolha de um profissional com tema
específico escolhido por cada
comunidade escolar
|
·
Encontros Ensino Fundamental
Mês de março
Avaliação Institucional
( Indicadores de qualidade do
Ministério da Educação)
Esta avaliação resultará em um plano
de metas para a instituição e o
conhecimento do que os pais sabem e pensam sobre a escola, bem como de
professores e funcionários.
|
Agosto
Material e técnicos do SEFE (Sistema
Educacional família e Escola)
|
Novembro
Escolha de um profissional com tema
específico escolhido por cada
comunidade escolar
|
Além destes momentos de mobilização,
cada Unidade de Educação promoverá a Mostra de trabalhos ( diversidade e
leitura) Dia da família na Escola e uma
promoção festiva ou confraternização.
Avaliação
Os
subsídios que serão avaliados para analisar o projeto serão em sua totalidade através do nível de mobilização social que se possa
atingir, e será perceptível através das ações que as Unidades escolares
passarem a desempenhar em parceria, bem como no número de participantes e
envolvidos nos momentos de mobilização que cada Centro de Educação e Centro de
Educação Infantil promoverem. O grande ganho será o estabelecimento e a
constância de uma relação de parceria e participação social, tão necessária
para complementar as ações da escola.
Referências
ESTEVE, José M. “Mudanças Sociais e Função Docente In:
NÓVOA, Antonio (org).
Profissão Professor Porto Editora, 1991
GOMES, Jerusa Vieira
“Socialização Primária: Tarefa Familiar?” In: Cadernos de
Pesquisa, São Paulo, n,91, p.54-61, nov.1994.
AZANHA, José M. Pires “Educação: Alguns escritos” Nacional, São Paulo, 1987.
ARENDT, Hanna “Entre o passado e o futuro” Editora
Perspectiva, São Paulo, 1997.
http://mse.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=192&Itemid=215
acessado em 22/02/2012
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