sábado, 6 de abril de 2013

Um convite a Leitura!


Vasconcellos,  Celso  dos  S.  Currículo:  A  Atividade  Humana  como 
Princípio Educativo. São Paulo: Libertad, 2009, p. 245-246. 

Parafraseando... 
O  que  se  espera  é  que  os  educadores  e  educandos  sejam  sujeitos  de transformação, abrindo novas possibilidades na forma de ser da escola e do currículo. 
O que está sempre em questão é o avanço objetivo e subjetivo. Em termos de atitude,
apesar  dos  riscos  de  sermos  mal  interpretados,  o  motor  deste  avanço  pode  ser 
expresso numa palavra: amor. Como dizia Renato Russo, na Música Monte Castelo: 
Ainda que eu falasse a língua dos homens/E falasse a língua dos anjos,/Sem amor eu  nada seria. É só o amor, é só o amor. Parafraseando, afirmo:  
Ainda  que  eu  participasse  da  construção  do  Projeto  Político-Pedagógico  da  minha instituição, que ajudasse a construir o Quadro de Saberes, ainda que  participasse  de  seminários  e  congressos,  fizesse  pós-graduação, ainda que trabalhasse com um currículo não-disciplinar, com projetos ou  temas  geradores,  criasse  dispositivos  pedagógicos  inovadores,  ainda que  tivesse alunos com necessidades educativas especiais, ainda que 
fizesse  trabalho  voluntário,  ainda  que  não  trabalhasse  mais  com  a reprovação como alternativa... 

Se não mudasse a postura, se não acreditasse que um outro mundo —onde todos  tenham  lugar—  é  possível,  se  não  estivesse  profundamente convencido  de  que  todo  ser  humano  é  portador  de  uma  dignidade inalienável,  que  todo  ser  humano  é  capaz  de  aprender,  se  não procurasse estar inteiro naquilo que faço, se não acolhesse cada aluno em sua singularidade e complexidade, se não me comprometesse com produção  de  um  currículo  que  favorecesse  a  efetiva  aprendizagem, desenvolvimento humano e a alegria crítica  (docta gaudium) de  todos, enfim, se não tivesse amor, eu nada seria como pessoa, como cidadão e como educador! 

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