Foram
realizadas atividades no livro didático de português e no caderno com sílabas,
partindo dessas atividades, trabalhamos oralmente com o nome de cada criança,
quantas partes tem o nome, ora batendo palma, ora pulando corda.
Após
esse momento fomos para o pátio, onde dividi a sala em dois grupos, o jogo
começa com um integrante de cada grupo, as crianças que não estavam
participando ajudava o “jogador” com uma palavra, para que esse andasse na
trilha, era falado pausadamente e em voz alta, assim cada um andava as casas,
algumas palavras uma ou outra criança errava na hora de passar pelas casas da
trilha, nesse momento eu mediava, a atividade terminou, quando todas as
crianças passaram pela trilha.
Oralmente
a maioria da turma entendeu. Achei engraçado quando uma das crianças, falou
para o colega que estava na trilha, – feijão com arroz. Perguntei por que essas palavras?
Ele me respondeu, - a palavra é grande professora. Foi o máximo.
Enfim,
foi uma atividade prazerosa e de aprendizagem para as crianças.
Muitas
vezes me questiono,como seria bom se todas as atividades pudessem ser propostas
de forma lúdica para as crianças, pois elas aprenderiam com mais prazer. Mas
como fazer isso? Como passar todos os conteúdos desse modo? Ainda não tenho a
resposta, nem sei se vou ter, a única coisa que sei, é a importância de uma
criança brincar no ensino fundamental.
1º ano - Professora Regiane Maria Senes Franz
Nenhum comentário:
Postar um comentário