Centro
de Educação Básica Erica Hasse.
Trombudo
Central, Julho de 2017.
Disciplina:
Língua Portuguesa
Professora:
Ariane Lenzi Conink
Turma:
8º ano
TEMA: E EU
NO MUNDO?
“Nós devemos ser a mudança que
queremos ver no mundo”. Gandhi
“...TODA CONQUISTA COMEÇA COM A DECISÃO DE
TENTAR...”
“ADOLESCER?”
Objetivos:
- Levar os alunos a refletirem sobre
a adolescência e suas fases. Criando conceitos e aceitando os valores que a
sociedade nos passa.
- Mostrar a importância dos valores
existentes na sociedade.
- Possibilitar que o aluno reflita
sobre seu modo de ser e de estar no mundo.
- Identificar a importância da ética no
ambiente em que vivemos.
- Respeitar a visão que se tem do outro.
- Respeitar a visão que se tem do outro.
Metodologias/ Estratégias:
- Iniciar o tema indagando os alunos sobre a significação
da palavra “Tormento”, perguntando o que ela comunica, que características do
adolescente ela retrata.
- Pedir para um aluno ler o poema de Elias José –
Adolescer – e fazer perguntas, estimulando os alunos a buscar relações com seu
cotidiano.
- A partir desse questionamento, perguntar se
eles costumam refletir sobre seus atos, suas ações e como está seu
relacionamento com a família. Há muitos conflitos? Comente-os.
- Ouvir a música “Pais e filhos” e debater seu
conteúdo.
- Em recortes de papel colorido responder a
seguinte pergunta: O que é adolescência? As respostas deverão ser dadas
utilizando, recortes de jornais ou revistas, mostrando através destes como cada
aluno se vê adolescente.
Obs.: Aulas com o auxílio de mídias – Laboratório de
informática (Lousa digital, aparelho de som, internet). - Materiais para
recorte (jornal, revista).
Resultado
Final:
àProdução de
um cartaz que represente por meio de imagens/recortes: O QUE É SER ADOLESCENTE?
Nenhum comentário:
Postar um comentário