Educação Sócio-Emocional.
A partir da etapa de formação continuada realizada com a psicóloga Roseli Bonfante as professoras do CEI Charlotte Ilse Schindler sentiram-se desafiadas a trabalhar com as crianças de 3 a 5 anos a Educação Sócio-Emocional.
A Educação Sócio-Emocional é
a aprendizagem de controle e manejo das emoções. Reconhecer, lidar, pensar em
estratégias para desenvolver a resiliência e a empatia são objetivos a serem
trabalhados já na primeira infância. Momento
em que as crianças “estão
se constituindo, na interação com outras crianças e adultos, como alguém com um
modo próprio de agir, sentir e pensar. Elas são curiosas em relação ao entorno
social. Conforme vivem suas primeiras experiências na coletividade, elaboram
perguntas sobre si e os demais, aprendendo a se perceberem e a se colocarem no
ponto de vista do outro, entendendo os sentimentos, os motivos, as ideias e o
cotidiano dos demais parceiros.” Como proposto no Currículo
da Educação Infantil.
Através de muitas histórias,
das brincadeiras, das rodas de conversas e músicas as crianças estão tendo a
oportunidade de falar e pensar sobre o que sentem. Atividades como essas são momentos
muito significativos também para os educadores que podem conhecer melhor o
universo infantil.
Professoras: Sueli Schvambach e Neide F. Schweder
Nenhum comentário:
Postar um comentário