sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Clube de Trombudo Central foi sede do Quadrangular de Clubes de Bolão 23 masculino

No dia 25 de outubro, o Clube Tamoio sediou Quadrangular de Clubes de Bolão 23 masculino. O Campeonato surgiu no ano de 2013 composto por cinco clubes: Tiradentes, Km 10, Mosquito, Ipiranga e Tamoio. No regulamento do quadrangular o município sede não joga, apenas organiza.
Em Trombudo Central a disputa ficou entre os clubes Ipiranga e KM 10, que empataram em números de pinos, mas quem levou a melhor foi o Clube Ipiranga que, conforme o regulamento, tinha o maior número de noves na partida, em 3º ficou o Clube Tiradentes e em 4º o Clube Mosquito.
A Secretaria Municipal de Educação e Esportes parabeniza as equipes participantes em especial ao Clube Tamoio pela organização e principalmente a vitória conquistada na etapa anterior na cidade de Agronômica.
CONECTE MÍDIA – COMUNICAÇÃO DE RESULTADO
Maria Alice (47) 8802-5604

Brincadeiras divertidas feitas utilizando vários espaços do CEI



Professora: Lais Hübner
CEI: Cinderela
Turma: Patati Patata ( Maternal).
Brincar é algo muito importante na vida de uma criança. Brincando uma criança pode ser estimulada e aprender coisas que ela vai usar para vida toda.
Segundo Vygostsky o brincar relaciona-se ainda com a aprendizagem. Brincar é aprender na brincadeira, reside à base daquilo que, mais tarde, permitirá à criança aprendizagem mais elaboradas. O lúdico torna-se assim, uma proposta educacional para o enfrentamento das dificuldades no processo ensino aprendizagem.
As crianças gostam muito de brincar e nós professores temos que usar isso a nosso favor. Tanto dentro como fora da sala.
No gramado as crianças adoram jogar bola, apostar corrida, brincar de ovo choco, brincar no bosque em quanto o lobo não vem (musiquinha), de fazer comidinha, pular amarelinha, pegar bolinhas de sabão, brincar de roda, pular cobrinha, o mestre mandou, desenhar na calçada com giz e inventar diversas brincadeiras. Mas o que eles amam brincar é de cavalinho de plástico. No gramado gosto de trabalhar com eles principalmente a linguagem do movimento.
No parquinho as crianças pulam pneus passam por debaixo deles sobem neles, brincam nos balanços, de casinha, de escorregar, de gangorra, com pecinhas e dinossauros no tapete para estimula-los, de encher balões, tocam instrumentos e fazem a maior festa estimulando a linguagem musical ente outras.
Na areia as crianças gostam de construir castelos, tampar os pés, fazer comidinhas, fazer estradas, encher caminhões, pules e canecas de areia, brincar de cabo de guerra e cair na areia e as vezes antes de ir para a areia gostam de pintar os azulejos de tinta guache é a maior diversão. Trabalhando assim a linguagem oral e escrita.
E na brita as crianças brincam com os brinquedos, de fazer comidinha e de carrinhos.
Quando brincamos em espaços como esses podemos explorar todas as linguagens. Como trabalhar a linguagem natureza e sociedade observando a natureza e a sociedade a nossa volta. A linguagem matemática é usada em diversas brincadeiras nesses espaços como pular cobrinha e contar quantos amiguinhos conseguiram pular.  E a linguagem de artes visuais podemos olhar diversos objetos e descobrir sua textura e as diferenças entre eles.
E vamos combinar brincar é uma delicia. 



quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CEI Johanne Schutte


 A Turma das Corujinhas do CEI Johanne Schutte realizou uma atividade sobre a vida das tartarugas, com o objetivo de proporcionar o conhecimento sobre a vida e o mundo das tartarugas, explorando o meio em que vivem, através da arte.
  Professora: Leoni Schuster de Deus





Elementos Naturais e Elementos Culturais – Aprendendo a conhecer.

A turma do 1º ano do CEB Eginolf Bell mediados pela profª Danieli estão desenvolvendo uma sequência didática com o objetivo de reconhecer os elementos naturais e culturais existentes em nossas paisagens.  Para este importante conhecimento, realizaram as seguintes estratégias:
  • Atividades orais para elencar conhecimentos prévios;
  • Vídeo com exemplos do cotidiano para que os alunos pudessem diferenciar os elementos na paisagem;
  • Exercícios de escrita e colagem;
  • Após escolha de figura com paisagem, explicar ao grupo porque escolheu a figura, trabalhando assim a oralidade e argumentação;
  • Passeio pelos arredores da escola para analisar quais elementos culturais e naturais estariam presente;
  • Produção de texto coletivo;
  • Confecção de terrário, acompanhamento e registro;

Projeto: Nosso maravilhoso Mundinho, CEI Arthur Kroenke

A Turma da Estrelinha do CEI "Arthur Kroenke" iniciou na semana passada o projeto: Nosso Maravilhoso Mundinho. Partindo do interesse mostrado em saber mais sobre os animais a partir do projeto das aves e o interesse que despertaram pelo planeta Terra, a partir da História dos Animais do Mundinho.
A ideia de utilizar os livros da coleção “O Mundinho” da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, surgiu na observação do maravilhoso trabalho que a mesma realiza na confecção de seus próprios livros. Uma forma diferente de abordar uma obra literária, que possibilita a interpretação e expressão através das artes visuais.
                Com este recurso disponível nos livros, é possível explorar a leitura de uma forma diversificada que não seja necessariamente pela escrita. As técnicas artísticas empregadas para compor a História permitem explorar o livro para além da leitura propriamente das palavras, podendo observar cores, formas, números, desenhos, etc. O Tangram também é um recurso utilizado pela autora, as crianças puderam brincar com o material, criando formas, contando e interpretando através das artes cênicas a Lenda do Tangram. 
                O Projeto permite explorar a vida no mundinho, seja ela animal ou vegetal, as paisagens, os movimentas da terra (por que ocorre o dia e a noite), entre outros.
                 Nossas crianças estão ainda encantadas com o nascimento de um "cavalinho" no Terreno ao lado do CEI. Continuam acompanhando as aves que fizeram ninhos nas casinhas que colocamos e nos tratadouros de aves e beija flor.
    



Trombudo Central participa da última mesa redonda do FREIAVI 2014

O grupo gestor do  FREIAVI realizou a última mesa redonda do ano de 2014, no dia 27 de outubro na cidade de Rio Do Sul,  apresentando um panorama da Educação Infantil no Alto Vale do Itajaí, bem como refletindo sobre temas importantes que permeiam o trabalho de profissionais desta área.
Trombudo Central participou ativamente de todo o Fórum e esteve presente no último evento com 10 profissionais  entre professores, auxiliares de sala  e gestores. O grupo considera importante participar do fórum porque é um espaço privilegiado de discutir, organizar, mobilizar, propor e divulgar as políticas para a Educação infantil, visando garantir o direito ao atendimento de qualidade para a criança de 0 à 5 anos.



sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Trombudo Central participa da Etapa Regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina.


Entre os dias 17 a 22 de outubro aconteceu na cidade de Joaçaba a Etapa Regional Centro Oeste dos Jogos Abertos de Santa Catarina com a participação de 33 municípios, a cidade de Trombudo Central participou com as modalidades de Bolão 23 Masculino e Bocha RaffaVollo Feminina.
Destaque para a equipe de bocha feminina que conseguiram a 5º colocação nos jogos.

A Secretaria de Educação e Esporte agradece a todos os atletas que representaram nosso município na etapa dos jogos.

Rafael Marian
Diretor de Esportes 


TRABALHANDO COM MAQUETE ATRAVÉS DAS OBRAS DOS ARTISTAS POTI E TARSILA DO AMARAL.


Esta atividade foi realizada pela turma do 3º ano do C.E.B. Arthur Bruno Jandt, com o objetivo de que os alunos conhecessem os artistas POTI e TARSILA DO AMARAL e como eles retratavam as cidades em que moravam nas suas obras.
Foi proposto que a criança representasse um ponto da cidade de Trombudo Central e surgiram trabalhos maravilhosos que foram expostos na Escola. Parabéns à professora Marleide Rocha e a toda a turma que soube realizar a atividade com muito empenho.
 Vejam alguns trabalhos retratados abaixo.


VISITA À FEIRA DO LIVRO, C.E.B. Arthur Bruno Jandt


O C.E.B. Arthur Bruno Jandt visitou à Feira do Livro realizada no Ginásio de Esportes Walter Bell. Parabéns à Profª Lais França Kniess que contou a nossas crianças a História dos 3 jacarezinhos. Foi muito divertida e contou com a atenção das crianças. A Feira foi um evento marcante, ideia inovadora no município que deve ter continuidade nos anos seguintes. Foi gratificante ver nossas crianças lendo, procurando títulos novos, folheando os livros e o melhor ainda, adquirindo seus exemplares.
A mudança que tanto queremos fazer na sociedade somente será possível através da educação e uma das melhores formas de adquiri-lo é oportunizar e despertar em nossas crianças o prazer pela leitura.
Parabéns também a toda equipe da Secretaria municipal de Educação pela organização do evento.

Gestora
Claudia Filomena Semmer 


Semana das crianças



  Muitas foram às ações realizadas no CEB Arthur Bruno Jandt- Compartilhada, para a semana da criança – cinema na escola, dia do brinquedo com as turmas do 1, 2 e 3 ano juntas, onde as crianças trocaram brinquedos e brincaram coletivamente, feira do livro realizada pela Secretaria da Educação e dia da fantasia, nessa meia tarde as crianças e professora dançaram, cantaram e brincaram.
Foi uma semana especial, brincamos e nos divertimos muito.

CEB Arthur Bruno Jandt – Escola compartilhada
Professora  Regi - 1 ano vespertino.

Palavra dentro da palavra


 CEB Arthur Bruno Jandt – Escola compartilhada
Professora  Regi - 1 ano vespertino.

  
Cada dupla recebeu a palavra (relógio), com o alfabeto móvel e a cartolina quadriculada, montaram a palavra entregue, a partir desse momento a dupla interage coletivamente para criar novas palavras fazer o registro.
Essa atividade teve como objetivo perceber que palavras diferentes variam quanto ao número de letra, repertório e ordem de letras.
Assim sendo, a criança está percebendo que com as mesmas letras de uma palavra podem-se criar novas palavras. 












Atividades com balões na Educação Física, CEB Eginolf Bell


Centro de Educação Básica Eginolf Bell
Professora: Raquel dos Santos Paupitz
Disciplina: Educação Física
Turmas: 1° e 2 ° ano

Atividades com balões

Objetivo:
Proporcionar brincadeiras e atividades recreativas a fim de aprimorar o desenvolvimento psicomotor dos alunos.

Desenvolvimento:
Entregar um balão para cada aluno, utilizar balões de várias cores.

Encher o balão e:
- deixar o ar sair lentamente fazendo barulho;
- soltá-lo e buscá-lo;
- dar um nó.

Andar e:
- ao sinal agrupar-se por cores iguais;
- ao sinal, agrupar-se por cores iguais e duas diferentes;
- ao sinal, agrupar-se por cores diferentes;
- ao sinal, agrupar-se com dois balões de cada cor;
- controlar o balão com os dedos, e dorso da mão, o pulso, o cotovelo e o ombro;
- controlar o balão com os pés ou os joelhos;
- controlar o balão com a cabeça.

Lançar o balão:
- acima da cabeça, girar o corpo e saltar para pega-lo;
- acima da cabeça, bater palmas e pegá-lo;
- para cima e para frente, correr e pega-lo antes de tocar o solo.

Para finalizar a aula:
Cada integrante irá amarrar com barbante, o balão em um dos seus tornozelos. O objetivo da brincadeira é que cada integrante proteja o seu balão e, ao mesmo tempo, tente estourar os balões dos colegas. Nesse sentido, o vencedor será aquele que conseguir estourar todos os balões adversários e permanecer com apenas o seu balão cheio.



quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Vencedores do Prêmio EPAGRI Escola Ecologia - Marcia Mortari



O CEB Eginolf Bell foi escolhido pelo 2ºano consecutivo como vencedor do Prêmio Epagri Escola Ecologia - Márcia Mortari. 

Este ano o tema do projeto é: "Cuidando da vida com amorosidade", onde pretendeu-se demostrar que o planeta é um grande sistema integrado e interdependente e o homem tem o dever de proteger, recuperar e preservar.
O projeto englobou todas as turmas da escola, professores, merendeiras e teve como foco aprender na prática e desenvolver ações que podem ser feitas em casa como: composteiras, cultivos de ervas e temperos, reutilização de matérias.

Parabéns à todos os alunos, professores, merendeiras, famílias e parceiros.

Podemos tornam o mundo um lugar melhor com pequenos gestos e atitudes. Nós acreditamos!!!


Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...