Dando continuidade aos estudos do Programa Nacional de Alfabetização
na Idade Certa – PNAIC durante o mês de agosto o estudo concentrou-se na
geometria, no mês de setembro estudamos o caderno 6 que trata das grandezas
e medidas. Tem sido um desafio a cada
encontro aliar teoria e prática. O objetivo destes encontros é oferecer
subsídios aos professores para que planejem práticas pedagógicas que levem o
aluno a experimentar situações cotidianas e lúdicas, envolvendo diferentes
tipos de grandeza, tais como: comprimento, massa, capacidade, temperatura e
tempo.
Na área da linguagem, refletimos sobre o que é produção de texto? O que é redação? Pensando
atividades de análise linguística a serviço da leitura e da escrita. Analisamos
produções escritas dos alunos, analisando os contextos de produção e interação
das mesmas. Portanto, de acordo com as categorias expostas por Geraldi (1997) , ao propor
uma produção de escrita é preciso que o aluno tenha o que dizer, tenha
razões para dizer, tenha interlocutores a quem se diz, assuma-se
como locutor e escolha estratégias para comunicar seu pensamento.
Neide Ap. Fuechter Schweder
Orientadora de estudos
Nenhum comentário:
Postar um comentário