quarta-feira, 8 de outubro de 2014

De todas as brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda....




Quem passou pela infância sem brincar de pular corda deixou de experimentar uma brincadeira muito divertida. Já quem brincou, não esquece mais. Segundo Maria das Graças Brandão Soares, historiadora e autora do livro Brincadeiras do Tempo da Vovozinha, a origem da brincadeira é bem remota, sabe-se apenas que é praticada em todos os cantos do mundo.
A neuroeducadora e coautora do livro Virando o Jogo da Educação, Cândida Maria de Cavalcanti Soares, afirma que pular corda é uma atividade muito importante para o desenvolvimento motor da criança, pois “exige muita coordenação, força nas pernas e coragem, quando se quer entrar para pular com a corda já girando”. Ela ainda acrescenta que a brincadeira incentiva o canto e favorece a desinibição, ajuda na alfabetização, no entendimento das rimas, enriquece o vocabulário e, sobretudo, estimula o trabalho da memória e do foco de atenção.
Foi pensando nisso que a Turma do Elefantinho do CEI Arthur Kroenke, em seu primeiro projeto “O MUNDO ENCANTADO DO CIRCO”, resolveu construir a sua própria corda utilizando tampinhas coloridas de garrafa pet. As famílias colaboraram arrecadando muitas tampinhas, depois coletivamente realizaram a construção, o que exigiu das crianças uma maior concentração na hora de classificar e seriar as tampinhas, muita coordenação e mais entrosamento e cooperação entre os colegas. E o resultado não poderia ser outro, hoje todas as crianças de nossa turma pulam corda alegremente.

Simone Deves Venturi



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...