quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Valores Humanos... CEB Erica Hasse



Centro de Educação Básica Erica Hasse.
Trombudo Central, 07 de outubro de 2014.
Professora: Ariane Lenzi Conink
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 8º ano
Tema: Valores Humanos
Participação especial: Monica Denzer (Professora de Atendimento Especial e Apoio Pedagógico e Reforço Escolar)

A verdadeira educação preenche a cabeça com conhecimentos e o coração com valores humanos.”

Objetivo Geral
Foi pensando nessa frase e em outras indagações que aconteceram no decorrer dos dias, que surgiu a ideia de realizar a atividade a seguir, visando, primeiramente, resgatar os valores adormecidos, esquecidos por nosso aluno, da necessidade do aprender, não só para a escola, mas, principalmente, para a vida.

Objetivos Específicos
• Desenvolver a autoestima e o respeito.
• Reconhecer que a paz é uma conquista diária por meio de nossas ações.
• Identificar e repelir qualquer outro tipo de atitude de desrespeito.
• Resgatar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, tolerância, sensibilidade e comprometimento na escola para toda a vida.
Conhecer os limites colocados pela escola e participar da construção coletiva de regras que organizam a vida do grupo.

Desenvolvimento Metodológico
1º momento:
Como mediadora realizei para os alunos a leitura de um conto chamado “O Vale dos Sentimentos”, uma adaptação do livro “O Pequeno Príncipe”,obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943 nos Estados Unidos. Para romper essa barreira de que a escola é apenas conteúdo, e fazer com ele se perceba parte integrante da mesma, onde possa elevar sua confiança e que é mais fácil contar com a união escola/família para enfrentar os desafios da vida. Com a leitura e debate sobre o texto os alunos fizeram a reflexão sobre os seguintes valores: amor, respeito, autoestima, responsabilidade, união, paz e amizade.
2º momento:
Desenvolveram a atividade:UNIÃO é quando todos fazem parte de uma única coisa. É como um quebra-cabeça quando está montado, ele representa a união. Assim aconteceu no “Conto: O Vale dos sentimentos”. No Vale dos Sentimentos, o AMOR e a COMPREENSÃO se casaram e tiveram seis filhos: TEMPO, EXPERIÊNCIA, PERDÃO, LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE. E moram juntos até hoje, bem lá no fundo daquele lugar que se chama CORAÇÃO.
Represente como seria, ”ou melhor,” como ficaria o quebra-cabeça do grupo unindo os seis filhos.
3º momento:
Tarefa de casa: “Quando dizemos a verdade criamos um laço de confiança. Vamos prometer dizer sempre a verdade?” Então pense consigo mesmo: “Eu prometo, sempre dizer a verdade e com isso encontrar a felicidade!”. Represente como será sua felicidade:
4º momento:
Apresentação dos grupos e reflexão sobre a mensagem: “Cada caminho é apenas um entre um milhão de caminhos. Portanto, você deve ter sempre em mente que um caminho não passa de um caminho. Faça uma pergunta a você, e só a você. É a seguinte: esse caminho tem coração? [...] A única pergunta é se esse caminho tem coração. Se tiver, o caminho é bom, se não, não tem utilidade.”Carlos Castañeda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...