Centro de Educação Básica Erica Hasse.
Trombudo Central, 07 de outubro de
2014.
Professora: Ariane Lenzi Conink
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 8º ano
Tema: Valores Humanos
Participação especial: Monica Denzer (Professora de Atendimento Especial e Apoio
Pedagógico e Reforço Escolar)
“A verdadeira educação preenche a cabeça com
conhecimentos e o coração com valores humanos.”
Objetivo Geral
Foi pensando nessa frase e em outras
indagações que aconteceram no decorrer dos dias, que surgiu a ideia de realizar
a atividade a seguir, visando, primeiramente, resgatar os valores adormecidos,
esquecidos por nosso aluno, da necessidade do aprender, não só para a escola,
mas, principalmente, para a vida.
Objetivos Específicos
•
Desenvolver a autoestima e o respeito.
• Reconhecer que a paz é uma conquista diária por meio de nossas ações.
• Identificar e repelir qualquer outro tipo de atitude de desrespeito.
• Resgatar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, tolerância, sensibilidade e comprometimento na escola para toda a vida.
• Conhecer os limites colocados pela escola e participar da construção coletiva de regras que organizam a vida do grupo.
• Reconhecer que a paz é uma conquista diária por meio de nossas ações.
• Identificar e repelir qualquer outro tipo de atitude de desrespeito.
• Resgatar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, tolerância, sensibilidade e comprometimento na escola para toda a vida.
• Conhecer os limites colocados pela escola e participar da construção coletiva de regras que organizam a vida do grupo.
Desenvolvimento
Metodológico
1º momento:
Como mediadora realizei para os alunos a leitura de um conto chamado “O Vale dos Sentimentos”, uma adaptação do livro “O Pequeno Príncipe”,obra do escritor francês Antoine de
Saint-Exupéry, publicada em 1943 nos Estados Unidos. Para romper essa barreira de
que a escola é apenas conteúdo, e fazer com ele se perceba parte integrante da
mesma, onde possa elevar sua confiança e que é mais fácil contar com a união escola/família para enfrentar os
desafios da vida. Com a leitura e debate sobre o texto os alunos fizeram a
reflexão sobre os seguintes valores: amor,
respeito, autoestima, responsabilidade, união, paz e amizade.
2º momento:
Desenvolveram a atividade:UNIÃO é quando todos fazem parte de uma
única coisa. É como um quebra-cabeça quando está montado, ele representa a
união. Assim aconteceu no “Conto: O Vale dos sentimentos”. No Vale dos
Sentimentos, o AMOR e a COMPREENSÃO se casaram e tiveram seis filhos: TEMPO, EXPERIÊNCIA, PERDÃO, LIBERDADE,
IGUALDADE e FRATERNIDADE. E moram juntos até hoje, bem lá no fundo
daquele lugar que se chama CORAÇÃO.
Represente
como seria, ”ou melhor,” como ficaria o quebra-cabeça do grupo unindo os seis
filhos.
3º momento:
Tarefa de casa: “Quando dizemos a verdade criamos um
laço de confiança. Vamos prometer dizer sempre a verdade?” Então pense consigo
mesmo: “Eu prometo, sempre dizer a verdade e com isso encontrar a felicidade!”.
Represente como será sua felicidade:
4º momento:
Apresentação
dos grupos e reflexão sobre a mensagem: “Cada caminho é apenas um entre um
milhão de caminhos. Portanto, você deve ter sempre em mente que um caminho não
passa de um caminho. Faça uma pergunta a você, e só a você. É a seguinte: esse
caminho tem coração? [...] A única pergunta é se esse caminho tem coração. Se
tiver, o caminho é bom, se não, não tem utilidade.”Carlos Castañeda
Nenhum comentário:
Postar um comentário