quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Uma nova atividade nas aulas de Educação Física do Prof. Charles Stüepp nos CEB Arthur Bruno Jandt e Eginolf Bell, o SLACKLINE.



O SlackLine , esporte que envolve andar e se equilibrar em cima de uma fita apropriada, cresce cada vez mais no Brasil. O sucesso não é à toa, além de ser muito divertido, a atividade também nos proporciona inúmeros  benefícios físicos e mentais e é indicado para todas as idades. Desde crianças a partir de 05 anos à adultos com 80 anos ou mais. Destacamos o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação como os maiores benefícios.
Melhora o equilíbrio e a postura
Como o objetivo é se manter sobre uma fita de base pequena e oscilante, o equilíbrio é trabalhado a todo o momento. Assim, os músculos responsáveis pela estabilização são fortalecidos e ocorre a melhora do equilíbrio. Uma conseqüência do ganho de equilíbrio é a conquista da postura certa.
Aumenta a força muscular
No esforço para manter-se equilibrado, a musculatura profunda que é a responsável pela estabilidade é trabalhada. Com a musculatura profunda mais desenvolvida também se torna possível realizar movimentos mais amplos e com grande intensidade, como ocorre no pilates
Fortalece o abdômen
O SlackLine trabalha grupos musculares abdominais que dificilmente é exercitada nas academias. A musculatura mais profunda do abdômen é muito exercitada durante a prática.
Fortalece as pernas
Os membros inferiores são fortalecidos com o SlackLine. Começando pelos músculos dos pés que são de extrema importância, panturrilha, tibial, posterior, anterior e lateral. Todos os músculos são solicitados e ainda há os estímulos de força, resistência e vibração decorrente da oscilação da fita. E as articulações não são prejudicadas nesse exercício.
Previne lesões
Ao fortalecer a musculatura, as articulações, tendões e ligamentos ficam mais protegidos. Isto porque esses músculos estão próximos destas outras partes do corpo e assim as chances de lesões diminuem. Como o SlackLine faz com que o equilíbrio fique mais apurado isto irá prevenir quedas e torções. 
Melhora a concentração e autoconfiança
É preciso estar 100% concentrado durante a prática do SlackLine. A dinâmica deste esporte está desequilibrando a pessoa a todo o momento, se ela não focar em um ponto fixo, e se concentrar completamente no que está fazendo, irá cair. A autoconfiança também melhora com a prática do SlackLine.
Diminui o estresse
O SlackLine também contribui para diminuir o estresse. "Afinal, a pessoa precisa estar concentrada e não dá tempo de pensar em outros problemas, ela se dedica totalmente na execução do movimento e alivia as outras tensões já que muda o foco”. 
O fato de o esporte ser realizado ao ar livre em parques ou na praia também contribui para a sensação de bem-estar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...