sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Brincadeiras divertidas feitas utilizando vários espaços do CEI



Professora: Lais Hübner
CEI: Cinderela
Turma: Patati Patata ( Maternal).
Brincar é algo muito importante na vida de uma criança. Brincando uma criança pode ser estimulada e aprender coisas que ela vai usar para vida toda.
Segundo Vygostsky o brincar relaciona-se ainda com a aprendizagem. Brincar é aprender na brincadeira, reside à base daquilo que, mais tarde, permitirá à criança aprendizagem mais elaboradas. O lúdico torna-se assim, uma proposta educacional para o enfrentamento das dificuldades no processo ensino aprendizagem.
As crianças gostam muito de brincar e nós professores temos que usar isso a nosso favor. Tanto dentro como fora da sala.
No gramado as crianças adoram jogar bola, apostar corrida, brincar de ovo choco, brincar no bosque em quanto o lobo não vem (musiquinha), de fazer comidinha, pular amarelinha, pegar bolinhas de sabão, brincar de roda, pular cobrinha, o mestre mandou, desenhar na calçada com giz e inventar diversas brincadeiras. Mas o que eles amam brincar é de cavalinho de plástico. No gramado gosto de trabalhar com eles principalmente a linguagem do movimento.
No parquinho as crianças pulam pneus passam por debaixo deles sobem neles, brincam nos balanços, de casinha, de escorregar, de gangorra, com pecinhas e dinossauros no tapete para estimula-los, de encher balões, tocam instrumentos e fazem a maior festa estimulando a linguagem musical ente outras.
Na areia as crianças gostam de construir castelos, tampar os pés, fazer comidinhas, fazer estradas, encher caminhões, pules e canecas de areia, brincar de cabo de guerra e cair na areia e as vezes antes de ir para a areia gostam de pintar os azulejos de tinta guache é a maior diversão. Trabalhando assim a linguagem oral e escrita.
E na brita as crianças brincam com os brinquedos, de fazer comidinha e de carrinhos.
Quando brincamos em espaços como esses podemos explorar todas as linguagens. Como trabalhar a linguagem natureza e sociedade observando a natureza e a sociedade a nossa volta. A linguagem matemática é usada em diversas brincadeiras nesses espaços como pular cobrinha e contar quantos amiguinhos conseguiram pular.  E a linguagem de artes visuais podemos olhar diversos objetos e descobrir sua textura e as diferenças entre eles.
E vamos combinar brincar é uma delicia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...