Brincar faz
parte da vida de todo ser humano. Quem quando criança não passou horas e horas
pulando corda, jogando bola, brincando de bate-manteiga ou de cabra-cega,
passa-anel, casinha de boneca, entre outras divertidas brincadeiras. Na infância a brincadeira tem papel muito
importante e significativo. Conforme muitos autores ,
¨Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste
ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita
o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão,
da autonomia e da criatividade, Para definir a brincadeira infantil,
ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser
humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em
geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja,
de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente
lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Neste contexto, o brincar na educação
infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em
grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à
criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo
tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de
fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É
importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta
se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na
perspectiva da lógica infantil. (http://monografias.brasilescola.com/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm-acesso em 05/08/15)
CEI
PINGUINHO DE GENTE
TURMA DA
MONICA
PRÉ-ESCOLA
PROF:NILZA
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