CENTRO
DE EDUCAÇÃO BÁSICA ERICA HASSE
Diretora: Monica Denzer
APRESENTAÇÃO DO PROJETO GINCANA NA ESCOLA
A elaboração desta
proposta de trabalho visa uma maior integração entre as diversas disciplinas
nos diferentes níveis de ensino fundamental do 6ºano ao 9ºano, bem como
resgatar valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, visando
construir aprendizagens que contemplem os quatro pilares da educação: aprender
a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
JUSTIFICATIVA:
Baseada em uma educação
escolar, focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as
quais proporcionam a construção do conhecimento propor atividades diferenciadas,
para que haja troca de experiências e socialização entre alunos, professores e
famílias, promovendo assim um ambiente de respeito, cooperação, consideração e
aprendizagem.
O desenvolvimento da
Gincana Estudantil, além de instigar o bom relacionamento, estará também
motivando os alunos a uma participação mais ativa das atividades escolares.
Ao analisar o quadro
atual, percebemos que há um desinteresse, ou até mesmo, uma falta de objetivos
por parte de nossos alunos. Com isso, é importante resgatar a autoestima, a
identidade e a percepção do "EU" enquanto ser participante de uma
sociedade que a cada momento sofre transformação e com isso necessita de estar
preparado para viver de tal forma a questionar, refletir, desenvolvendo ações
que justifiquem a existência enquanto cidadão.
Desta forma ratificamos
a importância de uma gincana interdisciplinar, onde o eixo central é a
percepção da importância dos valores morais e éticos. Com isso, se faz
necessário o envolvimento dos alunos, professores e familiares, priorizando
os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.
OBJETIVO GERAL
Propor aos alunos
desafios que levem a perceber situações problemas que através do raciocínio,
das atitudes e da reação, possam estabelecer relações de sabedoria, respeito,
amor e paz.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Perceber a importância do bom relacionamento e do respeito às
diferenças individuais;
* Demonstrar as condições ensino aprendizagem que os mesmos estão
envolvidos, possibilitando avaliar as ações educativas;
* Promover momento de interação e socialização no ambiente escolar e
familiar;
* Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar
momentos de aprendizagem em sala;
* Oferecer momento, espaço e atividades recreativas que levem ao alcance
das expectativas quanto a diversão, percebendo a escola como um ambiente legal
e alegre.
METODOLOGIA
Incentivar a
participação, condicionando espaço e atividades para todos mostrarem o
potencial. Instigar e problematizar os conceitos e valores a serem trabalhados,
condicionando ação e reação diferenciadas, as quais deverão ser mediadas pelos
professores, em busca da percepção dos pontos positivos e negativos.
Apresentando assim todas as atividades baseando-se no concreto, onde as
experiências e demonstrações farão parte dos resultados avaliados.
PÚBLICO ALVO
Alunos do 6º ano ao 9º
ano das séries finais do Centro de Educação Básica Erica Hasse situado na BR
470KM 162, Bracatinga I no município de Trombudo Central – SC.
AVALIAÇÃO
A avaliação constituirá num processo de feedback,
analisando a participação, desenvolvimento, comportamento, trabalho em equipe,
ao longo das atividades, observando possíveis mudanças de atitudes dos
envolvidos, a fim de atingir os objetivos propostos.
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS:
Português, Matemática,
Historia,Geografia, Inglês, Artes, Educação Física, Ciências e Ensino Religioso.
Referencias
Bibliográficas
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários para a Prática Educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1999.
MULLER, José Luis. Disciplina
Indisciplina: Nenhum Cotidiano Escolar 2011.
PARO, Vitor Henrique. Qualidade de ensino: A contribuição dos pais. São Paulo: Xamã 2000
PARRAT-DAYAN, Silvia.
Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: contexto, 2008.
VASCONCELOS , Celso dos Santos. Os desafios da indisciplina em sala de aula e na escola.
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