Centro de Educação Básica Erica Hasse.
Professora: Ariane LenziConink
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Iniciando o segundo semestre de
maneira diferente.
Séries: 6º ano ao 9º ano
“A dinâmica de grupo constitui um valioso
instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino e
aprendizagem quando se opta por uma concepção de educação que valoriza tanto a
teoria como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como
sujeitos.”- Revista Mundo Jovem.-
Apresentação:
A
opção em iniciar os trabalhos do Segundo Semestre com dinâmicas de grupo foi
exatamente para interferir na realidade, buscando modificá-la. Tornando a sala
de aula mais prazerosa fazendo com que o aluno sinta-se o foco principal do
processo de aprendizagem e mostrar para ele que o saber, a colaboração, a
disciplina e o aprendizado são construídos juntos, em grupo. Portanto as dinâmicas foram
escolhidas/adaptadas/elaboradas de maneira diferenciada nas turmas do 6º ao 9º
ano, para atingir objetivos específicos em cada uma das turmas.
Objetivos gerais:
-- Tornar a volta às aulas mais interessante.
-- Envolver todos os alunos na participação das dinâmicas e também da
Gincanade Integração da Escola.
-- Aumentar os conhecimentos sobre “Colaboração, Aceitação e Trabalho em
equipe”.
-- Estabelecer os famosos combinados para evitar problemas e garantir um
bom relacionamento ao longo do semestre.
-- Desafiar os alunos a analisar criticamente o grupo e a si
mesmos.
Dinâmicas:
6º ano- Balões dos sentimentos.
Objetivo: promover a integração do grupo, animar a turma e
aceitar o outro dentro das suas potencialidades.
Descrição: listar oralmente virtudes, sentimentos, desejos e objetivos
para o segundo semestre.
Ex.:amor, perdão,
tolerância, alegria, paz, solidariedade respeito, amizade, confiança,
dedicação, carinho, responsabilidade, união, companheirismo, mau humor, paixão,
etc... Cada aluno listava seu desejo e jogava seu balão para cima ao som de uma
música. Quando a música para cada um pega um balão para em seguida estourá-lo. Com
a turma organizada em círculo, conversamos
sobre como é importante à cooperação para cada um conseguir expressar o que
pensa e sente em um grupo. Para finalizar realizamos o “Contrato da turma”, todas as virtudes, sentimentos, desejos e
objetivos para o segundo semestre, listados durante a dinâmica serão nossos
aliados até o final do ano letivo.
7º ano –Força do trabalho em equipe.
Objetivo: integrar o grupo,salientar a força de se trabalhar
em equipe e falar dos sonhos.
Descrição: entreguei um balão colorido e um pedaço de papel
para cada aluno. Pedi para que anotassem seu maior desejo para o Segundo Semestre.
Em seguida colocaram o papel dentro do balão, encheram e amarraram. Depois,
ao som da música – “Não deixe de sonhar” – (Chimarruts), soltaram
os balões para o alto. Toda vez que a música parava, falava-se uma cor, o dono
desta cor e deste sonho tinha que sentar e os demais deviam cuidar do seu sonho
e dos sonhos do grupo. O grupo não podia deixar cair ou perder nenhum dos sonhos
(ou seja, deixar os balões caírem); que o ar leve estas intenções para cima,
para o mundo, e que sejam para melhorá-lo. Ao terminar a dinâmica conversamos
sobre o quanto é difícil trabalhar em equipe se não há ajuda e colaboração de
todos os envolvidos.
8º ano – Procurando um coração...
Objetivos:colocar o
adolescente em contato com seus próprios valores e refletir sobre o que ele
considera mais importante em sua vida.
Descrição: organizados em círculo os alunos ouviram a canção
intitulada “O Nosso Mundo” – (Barão
Vermelho). Em seguida conversamos sobre a letra da música e o que mais
chamou a atenção nela, cada aluno expôs sua opinião. Respondendo a pergunta: Como
você está se sentindo?Para finaliza,
cada aluno desenhou em um coração de cartolina, o que o seu coração está sentindo/procurando...?
9º ano – Abraçando amigos...
Objetivos:provocar a saída de si mesmo (desinibição),
conhecimento e aceitação do outro e repensar ações.
Descrição:organizados em círculo os alunos ouviram a canção
intitulada“Agridoce – Dançando” – (Pitty).Em
seguida informei
à turma que eles deveriam andar pela sala ouvindo a canção e ao mesmo tempo estar
atento à ordem que seria dada para executá-la corretamente.Exemplo: "Abraço de
três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de
cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo".
Conclusão das dinâmicas: Quando os problemas são muitos e somos só um,
sentimos mais dificuldades para resolver. Com o trabalho em equipe os problemas
se resolvem mais rápido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário