segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Iniciando o segundo semestre de maneira diferente.

Centro de Educação Básica Erica Hasse.
Professora: Ariane LenziConink
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Iniciando o segundo semestre de maneira diferente.
Séries: 6º ano ao 9º ano

“A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino e aprendizagem quando se opta por uma concepção de educação que valoriza tanto a teoria como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como sujeitos.”- Revista Mundo Jovem.-

Apresentação:
A opção em iniciar os trabalhos do Segundo Semestre com dinâmicas de grupo foi exatamente para interferir na realidade, buscando modificá-la. Tornando a sala de aula mais prazerosa fazendo com que o aluno sinta-se o foco principal do processo de aprendizagem e mostrar para ele que o saber, a colaboração, a disciplina e o aprendizado são construídos juntos, em grupo. Portanto as dinâmicas foram escolhidas/adaptadas/elaboradas de maneira diferenciada nas turmas do 6º ao 9º ano, para atingir objetivos específicos em cada uma das turmas.

Objetivos gerais:
-- Tornar a volta às aulas mais interessante. 
-- Envolver todos os alunos na participação das dinâmicas e também da Gincanade Integração da Escola.
-- Aumentar os conhecimentos sobre “Colaboração, Aceitação e Trabalho em equipe”.
-- Estabelecer os famosos combinados para evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do semestre.
-- Desafiar os alunos a analisar criticamente o grupo e a si mesmos.

Dinâmicas:
6º ano- Balões dos sentimentos.
Objetivo: promover a integração do grupo, animar a turma e aceitar o outro dentro das suas potencialidades.
Descrição: listar oralmente virtudes, sentimentos, desejos e objetivos para o segundo semestre.
Ex.:amor, perdão, tolerância, alegria, paz, solidariedade respeito, amizade, confiança, dedicação, carinho, responsabilidade, união, companheirismo, mau humor, paixão, etc... Cada aluno listava seu desejo e jogava seu balão para cima ao som de uma música. Quando a música para cada um pega um balão para em seguida estourá-lo. Com a turma organizada em círculo, conversamos sobre como é importante à cooperação para cada um conseguir expressar o que pensa e sente em um grupo. Para finalizar realizamos o “Contrato da turma”, todas as virtudes, sentimentos, desejos e objetivos para o segundo semestre, listados durante a dinâmica serão nossos aliados até o final do ano letivo.

7º ano –Força do trabalho em equipe.
Objetivo: integrar o grupo,salientar a força de se trabalhar em equipe e falar dos sonhos.
Descrição: entreguei um balão colorido e um pedaço de papel para cada aluno. Pedi para que anotassem seu maior desejo para o Segundo Semestre. Em seguida colocaram o papel dentro do balão, encheram e amarraram. Depois, ao som da música – “Não deixe de sonhar” – (Chimarruts), soltaram os balões para o alto. Toda vez que a música parava, falava-se uma cor, o dono desta cor e deste sonho tinha que sentar e os demais deviam cuidar do seu sonho e dos sonhos do grupo. O grupo não podia deixar cair ou perder nenhum dos sonhos (ou seja, deixar os balões caírem); que o ar leve estas intenções para cima, para o mundo, e que sejam para melhorá-lo. Ao terminar a dinâmica conversamos sobre o quanto é difícil trabalhar em equipe se não há ajuda e colaboração de todos os envolvidos.

8º ano – Procurando um coração...
Objetivos:colocar o adolescente em contato com seus próprios valores e refletir sobre o que ele considera mais importante em sua vida.
Descrição: organizados em círculo os alunos ouviram a canção intitulada “O Nosso Mundo” – (Barão Vermelho). Em seguida conversamos sobre a letra da música e o que mais chamou a atenção nela, cada aluno expôs sua opinião. Respondendo a pergunta: Como você está se sentindo?Para finaliza, cada aluno desenhou em um coração de cartolina, o que o seu coração está sentindo/procurando...?

9º ano – Abraçando amigos...
Objetivos:provocar a saída de si mesmo (desinibição), conhecimento e aceitação do outro e repensar ações.
Descrição:organizados em círculo os alunos ouviram a canção intitulada“Agridoce – Dançando” – (Pitty).Em seguida informei à turma que eles deveriam andar pela sala ouvindo a canção e ao mesmo tempo estar atento à ordem que seria dada para executá-la corretamente.Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo".

Conclusão das dinâmicas: Quando os problemas são muitos e somos só um, sentimos mais dificuldades para resolver. Com o trabalho em equipe os problemas se resolvem mais rápido. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...