segunda-feira, 23 de maio de 2016

Ler, ouvir e encantar.


A leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ter o objetivo de encantar o aluno, fazê-lo sentir vontade de decifrar os encantos presentes num bom texto.
No 2º ano trabalha-se com textos alegres, de estrutura mais simples e que consigam divertir e despertar o interesse da criança na faixa etária dos 07 aos 08 anos.
Busca-se também mostrar a utilidade da escrita e da leitura. Mostrando como o ato de ler informa e amplia a compreensão do mundo. Ler e retirar de um cartaz, convite, bilhete as informações nele contidas, insere a criança na sociedade e abre caminhos para uma vida com práticas cidadãs.
Neste sentido, trabalho com muito empenho a leitura com a turma do 2º ano do CEB Eginolf Bell. Leio ou conto histórias, bem como os demais professores. Acontecem dramatizações e os textos são sempre os mais variados.
No segundo bimestre (maio a julho), passei a incentivar os alunos a trazerem textos de casa para lerem para os colegas. Sentem-se valorizados. Gostam de compartilhar suas histórias.
Tem sido uma experiência rica e que tem auxiliado a tornar fluente a leitura na turma. 
kmjo
Professora Giane D. Schweder





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...