segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

SONO E REPOUSO - Referencial Curricular para a Educação Infantil


O atendimento das necessidades de sono e repouso, nas diferentes etapas da vida da
criança, tem um importante papel na saúde em geral e no sistema nervoso em particular.
As necessidades e o ritmo de sono variam de indivíduo para indivíduo, mas sofrem
influências do clima, da idade, do estado de saúde e se estabelecem também em relação às demandas da vida social.

Em um espaço coletivo, prever momentos para descanso entre períodos de atividades
— o que nem sempre significa dormir — pode ser importante para crianças que necessitam
descansar ou de maior privacidade.
As crianças que chegam à instituição                       
de madrugada muitas vezes estão
sonolentas e precisam ser logo
levadas para o berço ou
colchonete, e podem sentir-se
mais seguras se conservam
consigo seu boneco ou
travesseiro preferido, sua
chupeta e/ou cobertor etc.
Os horários de sono e repouso não são
definidos a priori, mas dependem de cada caso, ou
de cada tipo de atendimento. A freqüência em instituições
de educação infantil acaba regulando e criando uma constância. Mas
é importante que haja flexibilidade de horários e a existência de ambientes para sono ou
para atividades mais repousantes, pois as necessidades das crianças são diferentes.
Desaconselha-se manter os bebês e crianças que estão dormindo, ou desejando fazê-lo,
em ambientes muito claros ou ruidosos e recomenda-se prever brincadeiras, atividades,
materiais e ambiente adequado para aqueles que não querem dormir no mesmo horário.
Temperatura agradável, boa ventilação e penumbra, oferta de colchonetes
plastificados forrados com lençóis limpos e de uso exclusivo de cada criança (ou esteiras
conforme a idade das crianças, o clima e os hábitos regionais) também são cuidados para
um sono e/ou descanso seguro e reparador.
Durante o primeiro ano de vida as crianças vão regulando suas necessidades de sono.
Alguns dormem logo que são colocados no berço, outros ficam balbuciando, outros ainda
gostam de ser embalados ou acalentados com toques e canções de ninar. Esses rituais
ajudam a controlar as ansiedades e a agitação muitas vezes desencadeadas pelo próprio
cansaço. Um ambiente tranqüilo e seguro, com pessoas e objetos conhecidos,
particularmente aqueles que têm um significado especial para a criança, como um
“paninho”, a chupeta ou qualquer outro objeto que traga de casa, ajudam a dormir melhor.
Embalos e canções de ninar acalmam e induzem ao sono. Alguns cuidados precisam ser
providenciados antes dos bebês e crianças pequenas dormirem, como retirar calçados,
verificar se há necessidade de troca de fraldas sujas ou molhadas, retirar objetos ou roupas
que apertam, colocar o bebê de lado para evitar acidentes no caso de regurgitar ou vomitar
durante o sono.
Conforme os bebês vão crescendo e permanecendo mais tempo acordados, com
maior segurança emocional e capacidade de se locomoverem pelo espaço, é desejável que
os berços sejam substituídos por colchonetes individuais para os períodos de sono,
preservando-se, entretanto, a necessidade de privacidade, conforto e segurança física e
afetiva. Muitas creches, em especial aquelas que contam com um espaço
reduzido para os bebês, lotam o único espaço que têm com berços e
cercados, os quais são necessários apenas nos períodos de sono. Com
freqüência, os bebês passam dias inteiros presos nesses berços, sem
oportunidades para explorar mais livremente o ambiente e interagir
com as outras crianças, o que é desfavorável para seu desenvolvimento.
A organização do berçário, com vários cantos estruturados com
colchonetes e almofadas que promovem a livre movimentação e
exploração dos bebês e sua interação com objetos e companheiros, possibilita
maior liberdade de ação e ao mesmo tempo períodos de relaxamento e
acolhimento.


Para crianças maiores que frequentam instituições de período integral
é aconselhável prever um momento em que possam relaxar, com atividades
mais livres e tranquilas, em que possam repor suas energias ou terem sua
necessidade de privacidade e de isolamento respeitada. Às vezes, algumas
crianças, dependendo do clima e do número de horas de sono à noite,
precisam de um breve cochilo na instituição. Para isso é necessário um
local tranqüilo e confortável para essas crianças descansarem, enquanto
as demais desenvolvem outras atividades.


Além de oferecer ambiente, cuidados e oportunidade para que as
crianças tenham suas necessidades atendidas, o professor pode
desenvolver com os diversos grupos etários, de acordo com seu
desenvolvimento e interesse, atividades relacionadas aos momentos de
sono e repouso ou projetos que abordem a importância do descanso para os seres humanos
e outras espécies.

 Exemplos:
• cantar para os bebês as mesmas canções de ninar que seus pais
ou parentes cantam e gradativamente introduzir outras;
• tocar, embalar, massagear, acalentar os bebês que desejem ou
que necessitem desse cuidado para relaxar e/ou dormir;
• conversar sobre os medos, sonhos e fantasias associadas ao
dormir;
• desenvolver projetos de pesquisa sobre os hábitos, rituais e
cuidados utilizados na família e em outras culturas nos
momentos de sono e repouso.

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