segunda-feira, 2 de junho de 2014

Escrita do nome com recorte

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CINDERELA
Professora: Luiza Carolina Samagaia      
Turma: Jardim II

Iniciei o projeto do reconhecimento dos nomes próprios de cada criança com o intuito de conhecer melhor o funcionamento do sistema alfabético. Segundo Ferreiro e Teberosky, o nome próprio torna-se a primeira escrita estável dotada de significação à criança, devido a identidade promovida a criança. Ao elaborar boas atividades de leitura e escrita do próprio nome e dos amigos, na fase inicial da alfabetização, a criança é levada a refletir sobre diferentes aspectos do sistema alfabético como: As diferenças entre as letras, esquerda e direita da escrita, quantidade das letras, significado dos nomes, entre outros.
Coloquei espalhado pelo chão os nomes de todas as crianças, com o intuito de cada uma reconhecer e pegar o seu. Todos conseguiram. Recortaram as letras dos nomes, embaralharam e montaram novamente com o auxilio do nome que tem colado na mesa. Exploramos as quantidades das letras e fizemos um gráfico. Depois fizemos bolinhas de papel crepom e colamos a quantidade de letras ao lado do nome.




 











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