CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
CINDERELA
Professora: Luiza Carolina
Samagaia
Turma: Jardim II
Iniciei o projeto do
reconhecimento dos nomes próprios de cada criança com o intuito de conhecer
melhor o funcionamento do sistema alfabético. Segundo Ferreiro e Teberosky, o
nome próprio torna-se a primeira escrita estável dotada de significação à
criança, devido a identidade promovida a criança. Ao elaborar boas atividades
de leitura e escrita do próprio nome e dos amigos, na fase inicial da
alfabetização, a criança é levada a refletir sobre diferentes aspectos do
sistema alfabético como: As diferenças entre as letras, esquerda e direita da
escrita, quantidade das letras, significado dos nomes, entre outros.
Coloquei espalhado pelo chão os
nomes de todas as crianças, com o intuito de cada uma reconhecer e pegar o seu.
Todos conseguiram. Recortaram as letras dos nomes, embaralharam e montaram
novamente com o auxilio do nome que tem colado na mesa. Exploramos as
quantidades das letras e fizemos um gráfico. Depois fizemos bolinhas de papel
crepom e colamos a quantidade de letras ao lado do nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário