Thereza Bordoni(1)
|
|
O profissional denominado
PROFESSOR é, naturalmente, de extrema importância para o futuro de nossa
sociedade. Felizmente, em anos recentes, padrões de capacitação docente têm
sido criados no intuito de aperfeiçoar e valorizar este profissional, que a
muito não recebe o devido reconhecimento. Estamos também presenciando o
surgimento de um novo professor: o professor GESTOR.
"O educador não é mais
aquele que vende seu tempo para a escola, mas sim um detentor de competências
que agregam valor para o alcance dos objetivos institucionais" (Marcelo Freitas).
Neste texto, vamos discutir um
pouco sobre o porquê deste novo professor, contextualizando sua formação a
partir da sociedade atual e suas características como gestor da sala de aula.
Vivemos em um mundo de
transformações, um mundo acelerado, com características diferentes da
sociedade ou época em que uma grande maioria, dos professores atuais, foi
formada. Em conseqüência este professor trabalha com um aluno com valores,
características e ações bem diferentes daqueles para qual ele foi preparado
para trabalhar. Em muitas rodas de professores o discurso comum é sobre
alunos desinteressados, que não querem nada com os estudos, que não respeitam
mais a escola. Para mudar este quadro, os professores viram-se diante de um
grande desafio: revalidar o seu diploma, a sua formação, para acompanhar as
transformações deste aluno e conseqüentemente, desta sociedade. Mas que
sociedade é esta?
Vivemos na sociedade do consumo
e do hedonismo, onde a individualidade é maior a cada dia e temos menos
espaços de convivência dos membros da família (estamos trocando a sala pelo
quarto), onde o certo e o errado se confundem. Onde as crianças e jovens
aprendem principalmente a partir da TV, dominam e utilizam com facilidade as
tecnologias, são egocêntricas (primeiro o eu), possuem pouco contato com a
frustração e apresentam uma adolescência precoce.
Nossa sociedade está em
processo de mudança e como em todo processo de mudança, nos aponta dois
caminhos: o da oportunidade e o do perigo...
E o professor, como se adaptou
a este cenário atual, que caminho escolheu? O que mudou na sua prática
docente (a organização dos horários e do espaço, a metodologia, os
procedimentos de agrupamento e de avaliação, a relação com a família e
aluno.)?
Lidar com esta sociedade e com
este perfil de alunos exige novas habilidades para novas competências. Em
nossa formação de professores não fomos treinados para lidar com o
planejamento de nossa própria carreira ou com a definição de metas e não
temos, muitas vezes, os mais simples conceitos de administração, de custos,
marketing, fidelização e captação de alunos. Até pouco tempo para ser um bom
professor bastava ter uma boa didática e conhecimento da sua matéria, dar a
sua aula e pronto. O resto era responsabilidade da direção da escola ou da
família do aluno. No cenário atual, este é o caminho do perigo: tornar esta
visão da profissão a única visão disponível ao educador.
O professor que escolheu o caminho
das oportunidades, incorporou as habilidades e competências para a gestão de
mudanças e de processos. E para isto, revalidou o seu diploma acrescentando
novos elementos para sua atuação com este aluno vindo da sociedade descrita
acima, buscando novas metodologias e novas experiências em áreas diversas.
Além dos saberes técnicos
advindos de seu curso de formação, o professor gestor deve possuir uma base
sólida e ir além dos saberes cognitivos, buscando conhecimento em:
·
Legislações; Teorias Educacionais / de Aprendizagem / do Conhecimento;
Conhecimentos Específicos (aperfeiçoamento na sua área)
Português / Inglês / Filosofia / Informática / Saúde; Planejamento; Administração; Metodologia; Novas Tecnologias; Avaliação; Relações Interpessoais; Liderança; Marketing; Criatividade e Auto-estima. Sem esquecer que não se pode "formar-se" professor sem fazer uma escolha ideológica (Formam-se técnicos mas, não educadores, formam-se gestores mas, não professores gestores.). Este é o grande diferencial da nossa profissão. Este novo perfil de professor ainda nos proporcionará muitos debates, conflitos e confrontos, para os quais precisamos estar preparados. Pare um pouco, agora, e faça este pequeno exercício: Busque estratégias visando o equilíbrio entre: Debates ideológicos (acredito que) X Conflitos de interesses (a escola necessita de); Pedagogia da necessidade (Trabalho) X Pedagogia da liberdade (Gostar). Fica claro que, o professor gestor necessita de uma visão ampliada da Escola, percebendo sua importância para além da sala de aula, se percebendo como peça chave de conjunto maior, consciente de que cada ação sua irá influenciar diretamente em todo o andamento da escola. O professor gestor tem a competência para a gestão da sala de aula e tem também a visão do gestor educacional, percebendo a escola como um todo.
Vejamos agora, algumas
características deste PROFESSOR GESTOR:
·
Constrói uma imagem positiva de si, dos alunos e da escola.
·
É co-responsável pela captação e fidelização de alunos.Busca
atualização, em diversas áreas, constantemente;
·
Planeja suas ações, prevendo suas conseqüências. É pro-ativo;
·
Comunica-se bem e mantém a todos bem informados sobre o seu trabalho -
do porteiro ao diretor - da padaria ao jornal;
·
Mantém o foco onde o aluno e a família estão;
·
Mantém contato com os ex-alunos, e com outras pessoas interessantes
para a escola;
·
Estimula e utiliza as tecnologias disponíveis na escola;
·
Envolve pais, alunos e os outros professores com os seus projetos para
a escola;
·
Fundamenta suas ações a partir do P.P.P e da realidade.
·
Estabelece, com os alunos, metas de curto, médio e longo prazo e cria
instrumentos para acompanhamento;
·
Descobre o que os alunos, pais, diretores, supervisores e os diversos
públicos de interesse valorizam;
·
Compreende o ambiente escolar e o cenário externo e interno; Conhece a
cultura da escola e sente o seu pulsar.
·
É Participativo e comprometido com a escola e seus alunos.
·
E na sala de aula:
- Contextualiza o ensino. - Gerencia o tempo e os processos. - Possuiu uma postura transinterdisciplinar. Trabalha pautado na realidade e na sociedade que temos. - Adota metodologia de pesquisa e separa a idéia de competência de conteúdos; - Promove o trabalho em grupo e com projetos; - Não traz para os alunos respostas para perguntas que eles não fizeram e sim, formula com eles novas perguntas, incentivando novas descobertas; - Valoriza os alunos. Sabe que até os "com mais dificuldades" têm características positivas que podem suscitar o recebimento de elogios que melhoram a sua auto-estima. - Promove a colaboração. Sabe que não é detentor único do saber. - Reconhece nos conflitos uma oportunidade para o crescimento e amadurecimento da turma. - Utiliza os meios burocráticos e tradicionais do ensino para facilitar, não para constranger. O Professor Gestor, acima de tudo, tem coragem de ousar, inovar sem se distanciar de sua missão de educar para um novo mundo possível! Cada uma destas considerações não deve ser vista isoladamente. O Professor Gestor terá de construir um quadro mental que integre a totalidade das considerações aqui feitas. Seria um erro pensar que a adoção de uma cartilha transformaria o Professor em Gestor. Por onde começar? Ficam algumas dicas de grandes profissionais, excelentes gestores: - Seja inquieto (reinvente-se), Seja corajoso (não tema a mudança), Seja insatisfeito (tenha visão crítica do seu trabalho). - Nizan Guanães; - Não seja ingênuo. Você vai ser avaliado até pelo seu modo de vestir. - Mara Behlau; - É preciso saber lidar com o imprevisto. Faça perguntas! - Cabrera; - Faça parte da solução. Seja flexível, tolerante e comprometido com a vitória. Resolva problemas, não os crie nem os esconda. - Richard D´Aveni; - Existem palavras que ofendem. Existem palavras que motivam. Por isso, muito cuidado com o que fala para os outros. - Edina de Paula Bom Sucesso; - Observe a sua prática, o seu entorno e o entorno da escola e a partir daí analise e planeje a sua interação efetiva com o seu aluno. Estabeleça metas, envolva a todos e acompanhe os resultados.
(1) Doutoranda. Mestre e
Pesquisadora em Educação. Palestrante e Articulista. Consultora Educacional e
Diretora da A&B Consultoria e Desenvolvimento
|
sexta-feira, 27 de junho de 2014
O professor Gestor - por onde começar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...
-
Os jogos nos permitem desenvolver nos alunos inúmeras habilidades, dentre elas a socialização, integração, respeito, cumprimento de regra...
-
CEI JOHANNE SCHUTTE TURMA: PRÉ ESCOLAR PROFESSORA: ROSIANI NESSE DIA AS CRIANÇAS CONHECERAM O POEMA “ANA BELA COMILONA”. Ana Bela ...
-
Devido a grande ocorrência de mordidas na turma, sentiu-se a necessidade de pesquisar sobre o assunto para poder entender e trabalhar esse ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário