A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se dele. Para ajudar as crianças nesse processo propiciei situações nas quais as crianças expressaram desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal.
Conversamos ainda sobre documentos e brincando, confeccionamos uma Carteira de identidade. Conversas sobre o nascimento, partindo da história de cada criança, que escrevi usando entrevista enviada as famílias, e que foram lidas individualmente, foram significativas. Músicas e vídeos do you tube entre eles, “De umbigo a umbiguinho”, foram utilizados para desencadear conversas e em momentos de relaxamento.
Laura Enedina Venancio Prim
CEI “Arthur Kroenke”
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