sexta-feira, 13 de junho de 2014

Para ler e refletir


A situação é mais comum do que se imagina. Certo dia, a professora de seu filho diz que precisa falar sobre o comportamento dele. No encontro, você é informada de que ele anda muito agitado, atrapalha o rendimento da turma e que talvez seja necessário procurar ajuda de um psicólogo. "Virou moda atribuir o fracasso na sala de aula ou o mau comportamento dos estudantes a problemas de saúde", afirmam a professora Cecília Collares e a pediatra Maria Aparecida Affonso Moysés, ambas da Universidade Estadual de Campinas. "Antes, as crianças eram desnutridas ou tinham distúrbios neurológicos. Hoje, são hiperativas, têm transtorno de déficit de atenção e outras enfermidades", comparam as pesquisadoras. 

O resultado desses diagnósticos apressados é que milhares de alunos - alguns antes dos 5 anos! - estão tomando remédios para tratar suas dificuldades de aprendizagem. Na maioria dos casos, eles só precisam mesmo é de mais atenção e de atividades que os façam interessar-se pelos conteúdos escolares.
Foto: Atenção pais: hiperatividade nem sempre é doença!
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/materias_295427.shtml


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