terça-feira, 12 de maio de 2015

Habilidades de pensamento e conceito lógico da matemática brincando com o LEGO Pedagógico.



Centro de Educação Básica Erica Hasse – Centro de Educação Básica Alberto Balduino Barchfel 

Turma: Apoio Pedagógico e AEE
 Professora: Monica Denzer
Habilidades de pensamento e conceito lógico da matemática brincando com o LEGO  Pedagógico.
    Desenvolver o raciocínio, a criatividade e a lógica na construção de objetos e novas possibilidades.  Favorecendo e promovendo a integração de conceitos de diversas áreas do conhecimento. Quando o aluno constrói com LEGO, ela está usando habilidades para resolver problemas. O aluno tem que descobrir quais peças se encaixa melhor em sua construção. O LEGO requer que o aluno tenha um plano antes que ele construa, mesmo que seja apenas uma base. Ele também deve organizar seus pensamentos, assim como as peças de Lego, a fim de trazer a sua ideia para a vida.
    O uso do Lego foi uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além disso, ele valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, a pesquisa, a tomada de decisões, a definição de ações, a promoção do diálogo e do respeito a diferentes opiniões. O Lego pedagógico foi aplicado com os alunos do Apoio Pedagógico onde envolveu o processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução.
     Desenvolvendo assim o raciocínio, a criatividade e a lógica na construção de objetos e novas possibilidades. Promovendo assim a integração de conceito de diversas áreas de conhecimento tanto na matemática quanto na escrita e na comunicação oral. 

  
A aprendizagem e a construção de significados pelo cérebro se manifestam quando este transforma sensações em percepções e estas em conhecimentos, mas esse trânsito somente se completa de forma eficaz quando aciona os elementos essenciais do bom brincar, que são justamente: memória, emoção, linguagem, atenção, criatividade, motivação e, principalmente, ação (ANTUNES, 2003, p.8).

       A potencialidade educacional do LEGO favorece a exploração de diferentes conceitos. Além disso, alimenta a racionalidade à medida que faz o aluno pensar e descrever a solução dos problemas. Revela a identidade do sujeito que está trabalhando na montagem e suas ações subjetivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...