Centro de Educação Básica Erica Hasse – Centro de Educação Básica Alberto
Balduino Barchfel
Turma:
Apoio Pedagógico e AEE
Professora:
Monica Denzer
Habilidades de pensamento e conceito
lógico da matemática brincando com o LEGO Pedagógico.
Desenvolver o raciocínio, a criatividade e a lógica na construção de
objetos e novas possibilidades.
Favorecendo e promovendo a integração de conceitos de diversas áreas do
conhecimento. Quando o aluno constrói com LEGO, ela está
usando habilidades para resolver problemas. O aluno tem que descobrir quais
peças se encaixa melhor em sua construção. O LEGO requer que o aluno tenha um
plano antes que ele construa, mesmo que seja apenas uma base. Ele também deve
organizar seus pensamentos, assim como as peças de Lego, a fim de trazer a sua
ideia para a vida.
O
uso do Lego foi uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e
prática. Além disso, ele valoriza o trabalho em grupo, a cooperação,
planejamento, a pesquisa, a tomada de decisões, a definição de ações, a
promoção do diálogo e do respeito a diferentes opiniões. O Lego pedagógico foi
aplicado com os alunos do Apoio Pedagógico onde envolveu o processo de
motivação, colaboração, construção e reconstrução.
Desenvolvendo assim o raciocínio, a
criatividade e a lógica na construção de objetos e novas possibilidades.
Promovendo assim a integração de conceito de diversas áreas de conhecimento
tanto na matemática quanto na escrita e na comunicação oral.
A
aprendizagem e a construção de significados pelo cérebro se manifestam quando
este transforma sensações em percepções e estas em conhecimentos, mas esse
trânsito somente se completa de forma eficaz quando aciona os elementos
essenciais do bom brincar, que são justamente: memória, emoção, linguagem,
atenção, criatividade, motivação e, principalmente, ação (ANTUNES, 2003, p.8).
A potencialidade educacional do LEGO
favorece a exploração de diferentes conceitos. Além disso, alimenta a
racionalidade à medida que faz o aluno pensar e descrever a solução dos
problemas. Revela a identidade do sujeito que está trabalhando na montagem e
suas ações subjetivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário