segunda-feira, 4 de maio de 2015

"RESPEITO - Aprender a viver juntos, a viver com os outros”.



Centro de Educação Básica Erica Hasse
Disciplina: Língua Portuguesa
Profª. : Ariane LenziConink
Turma: 7º ano
Tema: "RESPEITO - Aprender a viver juntos, a viver com os outros”.

Justificativa:
            Esta atividade foi elaborada para mudar a perspectiva em relação à indisciplina na turma do 7º ano.

Objetivo:
- resgatar esse valor tão esquecido na turma;
- salientar a importância de respeitar para ser respeitado;
- mostrar ao aluno que quando ele toma consciência que o respeito é algo que se constrói na relação com o outro e que este perpassa pelo pensar e agir para o bem coletivo a convivência se torna mais harmoniosa.
- fazer com que o aluno perceba que QUANDO NOSSOS VALORES SÃO COERENTES COM NOSSOS ATOS, ESTAMOS EM HARMONIA.
- reforçar que é a prática dos valores que fortalece o caráter e reflete-se no comportamento humano como uma conquista da personalidade.

Desenvolvimento:
1ª etapa

- Realizar com a turma um levantamento sobre quais são as principais situações de indisciplina na visão deles. - Ouvir cada aluno.

2ª etapa
- Após observar que a indisciplina na turma esta diretamente ligada à falta de respeito e limites, trabalhamos o significado de respeito. O QUE É RESPEITO? A palavra respeito provém do latim respectus e significa “atenção” ou “consideração”. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa. O respeito permite que a sociedade viva em paz, num convivência saudável que assenta em normas e instituições.
- Debatemos e refletimos sobre o assunto.

3ª etapa
- Produção dos trabalhos: Onde há respeito, há também...
- Os alunos listaram inúmeras ações e palavras para definir a frase e concluíram que a DISCIPLINA está diretamente ligada a RESPONSABILIDADE. 


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...