Centro
de Educação Básica Erica Hasse
Disciplina:
Língua Portuguesa
Profª.
: Ariane LenziConink
Turma:
7º ano
Tema:
"RESPEITO - Aprender a viver juntos, a viver com os
outros”.
Justificativa:
Esta atividade foi elaborada para
mudar a perspectiva em relação à indisciplina na turma do 7º ano.
Objetivo:
- resgatar esse
valor tão esquecido na turma;
- salientar a
importância de respeitar para ser respeitado;
- mostrar ao
aluno que quando ele toma
consciência que o respeito é algo que se constrói na relação com o outro e que
este perpassa pelo pensar e agir para o bem coletivo a convivência se torna
mais harmoniosa.
- fazer com que o
aluno perceba que QUANDO NOSSOS VALORES SÃO COERENTES
COM NOSSOS ATOS, ESTAMOS EM HARMONIA.
- reforçar que é
a prática dos valores que fortalece o caráter e reflete-se no comportamento
humano como uma conquista da personalidade.
Desenvolvimento:
1ª etapa
- Realizar com a turma um levantamento sobre quais são as principais situações de indisciplina na visão deles. - Ouvir cada aluno.
1ª etapa
- Realizar com a turma um levantamento sobre quais são as principais situações de indisciplina na visão deles. - Ouvir cada aluno.
2ª
etapa
- Após observar
que a indisciplina na turma esta diretamente ligada à falta de respeito e
limites, trabalhamos o significado de respeito. O QUE É RESPEITO? A palavra respeito provém do
latim respectus e significa “atenção” ou “consideração”. De acordo
com o Dicionário da Língua Portuguesa. O respeito permite que a sociedade viva
em paz, num convivência saudável que assenta em normas e instituições.
- Debatemos e
refletimos sobre o assunto.
3ª etapa
- Produção dos
trabalhos: Onde há respeito, há também...
- Os alunos
listaram inúmeras ações e palavras para definir a frase e concluíram que a
DISCIPLINA está diretamente ligada a RESPONSABILIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário