CEB Arthur Bruno Jandt
3° ano
Jogo: Placar zero – PNAIC
Trabalhando o campo conceitual da subtração através do jogo “Placar zero”. Este jogo aborda a construção da noção do desagrupamento, da contagem regressiva e comparação inversa.
Objetivo do jogo:
Ficar com ZERO palito primeiro, ou seja, devolver ao pote todos os 100 palitos. Ganha quem primeiro ficar com ZERO, no placar.
Materiais:
· Um pote por grupo;
· Cem palitos por jogador;
· Ao menos 11 ligas elásticas por jogador;
· Dois dados;
· Um tapetinho dividido em três campos, por jogador;
· Cinco jogos de fichas numéricas por jogador, contendo os algarismos zero a nove;
· Tabela por jogador para registro das pontuações.
Número de jogadores: entre 2 e 4 jogadores.
Regras do jogo: Para iniciar o jogo, cada jogador forma um grupão de CEM palitos formado por dez grupos de dez palitos amarrados. Posiciona este grupão no tapetinho, fazendo a representação com as fichas numéricas.
Na primeira rodada:
Lançar os dois dados e retirar de seu grupão a quantidade em palitos de acordo com o valor indicado pelo total de pontos dos dados. Os palitos retirados devem ser colocados no pote. Lembre-se que para retirar do grupão a quantidade de palitos marcada nos dados, é preciso desfazer o grupão retirando a liga, transferindo todos os grupos para a casa central (dos “grupos”), e, em seguida, desamarrar um grupo para retirar a quantidade necessária. O que sobrar desamarrado vai para a casa dos soltos.
Em seguida, colocar as fichas numéricas formando um placar. Este indica quantos palitos soltos e quantos grupos de dez ficaram na rodada, dentro das casas correspondentes. No caso de haver casa vazia, é colocada a ficha com o algarismo ZERO, conforme imagem acima.
Ao concluir a organização de seus palitos soltos, dos grupos e seus respectivos registros, com fichas numéricas de quantos grupos e quantos soltos têm passar os dois dados para o colega seguinte, dizendo: “EU TE AUTORIZO A JOGAR”.
Nas rodadas seguintes:
O procedimento é o mesmo da primeira jogada (exceto quanto ao fato de não ter mais o grupão), sempre desagrupando, quando for necessário, posicionando os palitos no tapetinho e representando com as fichas os grupos e palitos soltos.
Chegando ao final do jogo, quando o jogador tiver menos de dez palitos, em sua rodada, passa a jogar apenas com um dado. Também ao final do jogo, quando tirar no dado valor maior do que possui, perde a vez, passando-a ao colega seguinte.
Quando um jogador conseguir ficar sem nenhum palito, ficando com as três fichas ZERO no placar, é declarado como primeiro ganhador e recebe uma ficha numérica do ZERO.
Cada jogador vai, ao longo do jogo, conservando consigo as ligas que foram soltas, como forma indicativa de grupos que foram desfeitos. Quem tiver mais ligas soltas, estará mais próximo de ganhar o jogo.
Quando um aluno se declarar ganhador, os colegas devem conferir se está tudo certo, ou seja, se o ganhador está sem nenhum palito e onze ligas como evidência dos desagrupamentos realizados.
O professor deve estimular os demais jogadores a continuar o jogo para ver quem ficará em segundo, terceiro lugar, e assim, por diante. Quem já ganhou fica ajudando a conferir as quantidades que cada jogador está retirando.
Caderno PNAIC /
Construção do sistema de numeração decimal
Prof. Crisneide P C dos Santos
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