quinta-feira, 14 de agosto de 2014

FABRICANDO ARTE



Um dos projetos mais inovadores da arte e educação do país, o Fabricando Arte, patrocinado pela empresa Ingredion Brasil Ingredientes Industriais, com a realização do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet   tem com o objetivo de promover a cidadania e incentivar a cultura, por meio da arte-educação, para adolescentes brasileiros em situação de exclusão social.
Atende atualmente crianças, adolescentes e jovens, entre 09 à 17 anos de idade e em situação de vulnerabilidade social nas cidades de Trombudo Central/SC, Balsa Nova/PR, São Gonçalo /RJ e Cabo de Santo Agostinho/PE e Conchal/SP.  Todos os participantes são alunos, matriculados e freqüentes em escolas públicas municipais ou estaduais.
 Educadores especializados ministram aulas sobre técnica de pintura em tela, história da arte, além de abordarem temas transversais como: ética, cidadania, meio ambiente, entre outros, temas que permeiam as aulas de gravura e pintura em tela.  Ao longo do ano os alunos produzem telas e gravuras que concorreram nacionalmente participando de exposição itinerante por todas as cidades participantes do projeto.
O projeto abre espaço para que jovens despertem para o mundo artístico, desenvolvendo suas habilidades e um novo modo de ver e ser o que certamente refletirá de forma positiva nas comunidades nas quais ele está inserido. Os alunos são escolhidos e convidados por professores e coordenadores pedagógicos a se integrar ao projeto, os critérios de seleção incluem freqüência às aulas, participação em todas as disciplinas do currículo escolar e situação de risco social.
Por meio das artes plásticas podemos participar do processo de transformação e crescimento dos adolescentes de nosso país, estabelecendo relações culturais, afetivas e sociais significativas para a boa formação do caráter dos alunos e, assim, ajuda a compor um cidadão feliz, capaz e íntegro.
O Projeto Fabricando Arte conta com o Intercâmbio Cultural entre Brasil e Estados Unidos por meio do International Youth Exchange do World Awareness Chindren’s Museum de Nova York.  Todos os anos as melhores obras são doadas para este museu e passam a fazer parte do acervo permanente, além de fazerem parte de itinerâncias por escolas, bibliotecas entre outros locais públicos.
Em Trombudo Central, neste ano foram disponíveis 50 vagas para alunos da EEB “Dr. Hermann Blumenau” e CEB “Erica Hasse”. Na EEB Dr. “Hermann Blumenau” as aulas são realizadas nos sábados das 9h30min às 12h e no CEB “Erica Hasse”, nas terças-feiras das 13h às 17h.
Acompanhe algumas atividades no blog: http://fabricandoartetc.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...