Estas
sequências didáticas têm como objetivo a ampliação do repertório de
brincadeiras do grupo e a possibilidade de criar diferentes situações de
aprendizagem nas quais as crianças possam se divertir, brincar, falar,
representar e reapresentar as diferentes brincadeiras.
Na
Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos,
habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e
desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as
interações e a brincadeira como eixos estruturantes. Como campo de experiência
explorado nessas experiências se tem: “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS” Com os
objetivos:
·
Demonstrar controle e adequação do uso
de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades
artísticas, entre outras possibilidades.
·
Coordenar suas habilidades manuais no
atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
·
Criar com o corpo formas
diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas
situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
Assim
no decorrer das experiências vivenciadas no CEI pode-se perceber que o Brincar
é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode
reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de
aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e
da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e
aprendizagem.
TURMA DA ESTRELINHA
PRÉ CEI JOHANNE SCHUTTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário