Disciplinas
: Ciências, Português e matemática
Objetivos
:
Identificar fontes de energia renováveis e não renováveis;
Reconhecer
a importância da energia elétrica para a vida dos seres humanos
Compreender
que cada tipo de usina geradora de energia utiliza diferentes recursos.
Conhecer
algumas dicas de economia de energia;
Sentir-se seguro da própria capacidade de
construir conhecimentos matemáticos.
Desenvolver
a compreensão leitora e a escrita por meio de um texto com estrutura de causa e
consequência;
Entender
o funcionamento de uma usina
hidrelétrica, de uma termelétrica e de uma nuclear.
Metodologia:
Através
da leitura de imagens, identificar as regiões do planeta que mais consomem
energia elétrica e concluir que o consumo de energia elétrica é desigual nas diversas
regiões do mundo; Elaborar uma história em quadrinhos e refletir sobre a
dependência da energia elétrica nos dias atuais ; Construção de uma roda de
água e de um carrinho de carretel; Confecção de um cata-vento. Pesquisa sobre a
Itaipu; Construção de uma tabela com as vantagens e desvantagens da energia
renovável e não renovável; Pesquisa sobre o desperdício de energia elétrica em
casa; Trazer um talão de luz para analisar o consumo familiar;
Resultados:
O
estabelecimento de conexões entre os
temas das diferentes disciplinas contribuiu significativamente para o
aprendizado e o favorecimento de uma visão mais abrangente e flexível dos
conteúdos.
Centro
de Educação Básica Eginolf Bell e Centro
de Educação Básica Alberto Balduíno
Barchfeld.
Professora
: Mariany Uhlendorf
Série
: 5 ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário