quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Controle da proliferação do mosquito borrachudo ocorre em duas localidades rurais de Trombudo Central

Larvicida biológico é aplicado todos os meses nas águas de ribeirões
Atendendo a solicitação dos agricultores, a Secretaria de Agricultura de Trombudo Central mantém um trabalho de combate a proliferação do mosquito borrachudo nas comunidades rurais. Atualmente, a atividade é desenvolvida em duas localidades: Fruteira e Sabugueiro.
A medida adotada é a aplicação de um produto biológico nas águas de ribeirões que cortam as propriedades. “Além de um funcionário para aplicar o produto, a secretaria disponibiliza também o larvicida biológico teknar, conhecido como BTI. A aplicação ocorre a cada 15 dias ou semanalmente, dependendo da incidência de chuva”, orienta o secretário Leirson Vicente. 
O larvicida biológico é feito a partir dos cristais protéicos produzidos pela bactéria Bacillus thuringiensis. Ao ingerir os cristais, a larva do mosquito morre devido à destruição do seu intestino médio. “O resultado do trabalho é considerado positivo, uma vez que a grande quantidade de borrachudos nessas localidades atendidas pela secretaria dificultava o trabalho dos agricultores na lavoura. Havia também reclamações de ataque até mesmo nos animais”, destaca Leirson.


Fotos: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA
Contatos:
Prefeita Geovana Gessner (47) 98832-8828.
Secretário de Agricultura, Leirson Vicente (47) 98829-9155

Jari Silva – assessor de imprensa (47) 98803-5710

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...