Objetivos
·
Conhecer
e refletir sobre a história dos índios Kaingang;
·
Conhecer,
analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
·
Conhecer
e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes;
·
Reconhecer
a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
·
Valorizar
a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença
racial e cultural;
·
Conhecer
e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura
indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
·
Valorizar
a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da
oralidade;
·
Tornar
prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.
JUSTIFICATIVA
Segundo o PCN, é preciso que o aluno
conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem
como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra
qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de
crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
Este projeto tem como proposta
despertar aos alunos para a importância da valorização da cultura indígena. É
importante que os alunos descubram que, afinal não existe uma única forma de
viver, sentir, comer e falar e que grande parte dos nossos hábitos de hoje são
herança da cultura indígena a qual é parte integrante de nossas raízes. Em
contato com o universo indígena daremos também um importante passo para nos
afastarmos de preconceitos em relação àqueles que nos parecem diferentes além
de proporcionar aos pequenos a oportunidade de enxergar melhor as
características da nossa própria cultura.
Quando o aluno entra em contato com os
conteúdos de forma prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de
ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um
aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto
de estudo.
Sedo assim a escola tem um papel
fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações
culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as
mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar a referida temática,
fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos
possam ampliarem seus conhecimentos.
Objetivos
·
Conhecer
e refletir sobre a história dos índios Kaingang;
·
Conhecer,
analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
·
Conhecer
e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes;
·
Reconhecer
a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
·
Valorizar
a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença
racial e cultural;
·
Conhecer
e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura
indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
·
Valorizar
a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da
oralidade;
·
Tornar
prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.
JUSTIFICATIVA
Segundo o PCN, é preciso que o aluno
conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem
como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra
qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de
crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
Este projeto tem como proposta
despertar aos alunos para a importância da valorização da cultura indígena. É
importante que os alunos descubram que, afinal não existe uma única forma de
viver, sentir, comer e falar e que grande parte dos nossos hábitos de hoje são
herança da cultura indígena a qual é parte integrante de nossas raízes. Em
contato com o universo indígena daremos também um importante passo para nos
afastarmos de preconceitos em relação àqueles que nos parecem diferentes além
de proporcionar aos pequenos a oportunidade de enxergar melhor as
características da nossa própria cultura.
Quando o aluno entra em contato com os
conteúdos de forma prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de
ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um
aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto
de estudo.
Sedo assim a escola tem um papel
fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações
culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as
mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar a referida temática,
fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos
possam ampliarem seus conhecimentos.
C.E.B.
Erica Hasse
Trombudo
Central
Disciplina:
Geografia
Turma:
9º ano
Prof.
Edilson Machado
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