terça-feira, 27 de novembro de 2018

Diversidade Racial do Povo Brasileiro


Objetivos
·         Conhecer e refletir sobre a história dos índios Kaingang;
·         Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
·         Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes;
·         Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
·         Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural;
·         Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
·         Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade;
·         Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.

 

JUSTIFICATIVA

Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
Este projeto tem como proposta despertar aos alunos para a importância da valorização da cultura indígena. É importante que os alunos descubram que, afinal não existe uma única forma de viver, sentir, comer e falar e que grande parte dos nossos hábitos de hoje são herança da cultura indígena a qual é parte integrante de nossas raízes. Em contato com o universo indígena daremos também um importante passo para nos afastarmos de preconceitos em relação àqueles que nos parecem diferentes além de proporcionar aos pequenos a oportunidade de enxergar melhor as características da nossa própria cultura.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Sedo assim a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar a referida temática, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.
Objetivos
·         Conhecer e refletir sobre a história dos índios Kaingang;
·         Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
·         Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes;
·         Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
·         Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural;
·         Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
·         Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade;
·         Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.

 

JUSTIFICATIVA

Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
Este projeto tem como proposta despertar aos alunos para a importância da valorização da cultura indígena. É importante que os alunos descubram que, afinal não existe uma única forma de viver, sentir, comer e falar e que grande parte dos nossos hábitos de hoje são herança da cultura indígena a qual é parte integrante de nossas raízes. Em contato com o universo indígena daremos também um importante passo para nos afastarmos de preconceitos em relação àqueles que nos parecem diferentes além de proporcionar aos pequenos a oportunidade de enxergar melhor as características da nossa própria cultura.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Sedo assim a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar a referida temática, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.





C.E.B. Erica Hasse
Trombudo Central
Disciplina: Geografia
Turma: 9º ano
Prof. Edilson Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...