Objetivos:
Despertar no educando a consciência de que deve colaborar
para o desenvolvimento de uma cultura de paz e não violência na escola e fora
dela;
Estimular o educando à prática do bem e da solidariedade em
favor dos semelhantes, dos animais e do meio ambiente;
Refletir e relatar os seus problemas e tudo aquilo que traz
segurança e conforto no seu dia-a-dia em casa e na escola;
Refletir sobre seus comportamentos, direitos e deveres em sua
casa com sua família e se desenvolve seu papel mediante seus pais e/ou
responsáveis;
Construir os gráficos e saber interpretá-lo.
Metodologia:
Apresentação de
slides para reflexão em grupo (com cada turma com as professoras) sobre:
O
que é paz?
Reflexão sobre seus comportamentos;
Como
lidar com seus problemas familiares;
Família:
união feita por afeto, confiança e respeito;
Reflexão
sobre relação de filhos e pais/responsáveis;
Importância
da família;
Roda
de conversa sobre os assuntos vistos.
Metodologia em HISTÓRIA:
Na sala de aula, a professora relembrou conversa da aula anterior,
que tinha como foco aprender lidar com diversas situações em família e na
escola;
Foi entregue uma folha que continha o desenho de uma nuvem, um
guarda-chuva e duas crianças sob o guarda-chuva;
Nesta folha os alunos deveriam refletir sobre aquilo que os
afligia, problemas e situações que não agradavam a eles e deveriam escrevê-los
na nuvem, que foi chamada de nuvem
negra. Nos espaços do guarda-chuva deveriam escrever tudo aquilo que
traz segurança, alívio, conforto em relação às situações da nuvem negra, como
se eles fossem às crianças eu estavam representadas ali, e tudo aquilo que
estava no guarda-chuva os protegeriam da chuva de problemas da nuvem negra.
O trabalho foi individual, sem identificação, pois os trabalhos
seriam expostos no Dia da Família na escola.
Metodologia em MATEMÁTICA:
Formamos grupos/duplas que ficaram responsáveis para elaboração de
uma pergunta referente a família;
Cada grupo/dupla deveria
organizar os dados coletados e
desenhar um gráfico referente sua pesquisa para exposição;
Conversamos, analisamos e refletimos sobre o resultado das
pesquisas e sobre a elaboração dos gráficos;
Análise com os colegas da elaboração dos gráficos (pontos
positivos e negativos).
RESULTADOS
OBTIDOS:
Os trabalhos foram
expostos no Dia da Família na escola.
Centro
de Educação Básica Erica Hasse
Professoras: Aline Finardi e
Bianca Schultz
Kantovick
Disciplina: Matemática e
História
Séries: 6º ao 9º ano do
Ensino Fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário