quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Projeto Meu Guarda Chuva de Sentimentos


Objetivos:

*           Despertar no educando a consciência de que deve colaborar para o desenvolvimento de uma cultura de paz e não violência na escola e fora dela;
*           Estimular o educando à prática do bem e da solidariedade em favor dos semelhantes, dos animais e do meio ambiente;
*           Refletir e relatar os seus problemas e tudo aquilo que traz segurança e conforto no seu dia-a-dia em casa e na escola;
*           Refletir sobre seus comportamentos, direitos e deveres em sua casa com sua família e se desenvolve seu papel mediante seus pais e/ou responsáveis;
*           Construir os gráficos e saber interpretá-lo.

Metodologia:

Apresentação de slides para reflexão em grupo (com cada turma com as professoras) sobre:
*           O que é paz?
*            Reflexão sobre seus comportamentos;
*           Como lidar com seus problemas familiares;
*           Família: união feita por afeto, confiança e respeito;
*           Reflexão sobre relação de filhos e pais/responsáveis;
*           Importância da família;
*           Roda de conversa sobre os assuntos vistos.

Metodologia em HISTÓRIA:

*           Na sala de aula, a professora relembrou conversa da aula anterior, que tinha como foco aprender lidar com diversas situações em família e na escola;
*           Foi entregue uma folha que continha o desenho de uma nuvem, um guarda-chuva e duas crianças sob o guarda-chuva;
*           Nesta folha os alunos deveriam refletir sobre aquilo que os afligia, problemas e situações que não agradavam a eles e deveriam escrevê-los na nuvem, que foi chamada de nuvem negra. Nos espaços do guarda-chuva deveriam escrever tudo aquilo que traz segurança, alívio, conforto em relação às situações da nuvem negra, como se eles fossem às crianças eu estavam representadas ali, e tudo aquilo que estava no guarda-chuva os protegeriam da chuva de problemas da nuvem negra.
*           O trabalho foi individual, sem identificação, pois os trabalhos seriam expostos no Dia da Família na escola.


Metodologia em MATEMÁTICA:

*           Formamos grupos/duplas que ficaram responsáveis para elaboração de uma pergunta referente a família;
*           Cada grupo/dupla deveria  organizar os dados coletados  e desenhar um gráfico referente sua pesquisa para exposição;
*           Conversamos, analisamos e refletimos sobre o resultado das pesquisas e sobre a elaboração dos gráficos;
*           Análise com os colegas da elaboração dos gráficos (pontos positivos e negativos).

RESULTADOS OBTIDOS:
Os trabalhos foram expostos no Dia da Família na escola.






Centro de Educação Básica Erica Hasse
Professoras: Aline Finardi e Bianca Schultz Kantovick
Disciplina: Matemática e História
Séries: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...